Halloween Costume ideas 2015

E o desemprego, senhor primeiro-ministro?

Há que pedir contas:
Onde estão os 150 mil novos empregos prometidos pelo PS?

Os últimos números do EUROSTAT mostram que o desemprego em Portugal não pára aumentar, estando muito elevado: 9.3%, em Abril (cerca de 515 mil desempregados)! E 20% desse desemprego é desemprego jovem! Há mais de trinta anos que a taxa não atingia níveis tão elevados no nosso país, sendo já uma das piores da UE27!

Na campanha eleitoral de 2005, o PS prometia 150 mil novos postos de trabalho. Muita gente ingénua terá acreditado então que numa nova legislatura, com este partido no poder, diminuiria efectivamente o desemprego. Julgavam tratar-se da promessa de um saldo líquido positivo entre a criação de novos empregos e a destruição de emprego resultante da modernização, encerramento e deslocalização de empresas.


Hoje, com um desemprego real envolvendo mais de 500 mil trabalhadores, está bem à vista como essa credulidade saiu cara a alguns, assim como o tipo de manipulação eleitoralista que se escondia em tal promessa.

Sócrates ainda surgiu com parcerias, numa tentativa desesperada para "salvar a pele", a prometer milhares de postos de trabalho em call centers em Santo Tirso ou no Alentejo. Mas promessas a cumprir eventualmente só no final de 2009. E, na verdade, não se trata de uma efectiva criação de empregos, mas antes de uma deslocalização de serviços de Lisboa para outros locais, que sob a capa da descentralização, as empresas envolvidas apenas pretendem colocar serviços nos locais onde sabem estar garantida uma força de trabalho mais barata!

E que dizer quando temos bem presente a constante propaganda do governo sobre a necessidade de trabalho qualificado e de excelência, que dizer do tipo de empregos criados e a criar durante este governo do PS? Em grande parte, empregos precários e mal pagos. Significativo é que muitos dos jovens licenciados actualmente só conseguem emprego em call centers. Mas, apesar desta evidência, a demagogia eleitoralista do governo e do PS prosseguem.

Pode dizer-se que o Governo pouco pode fazer. Que são as empresas e não o Estado que criam empregos. Que está em curso uma reestruturação da economia. Tudo isto tem sido repetido pelo Governo para justificar estas cifras negras. Mas esta é apenas uma parte da verdade!

Se a recessão económica (-3,7%) não é apenas culpa do executivo, no único ponto da sua exclusiva responsabilidade enquanto legislador criar uma lei favorável ao emprego - o Governo tem pecado por omissão!

Mas o que foi feito em quatro anos? Nada. Este caso é sintomático do estilo socialista de governar! A taxa de desemprego continua a aumentar ao nível mais elevado dos últimos trinta anos, as empresas em vez de contratarem novos trabalhadores recorrem cada vez mais a contratos a termo e ao trabalho falsamente "independente" (prestação de serviços ou 'outsourcing' fictícios), numa precarização crescente das relações laborais.

Para quem tiver dúvidas pode consultar o estado do desemprego e sua "evolução" em http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/table.do?tab=table&language=en&pcode=teilm020&tableSelection=1&plugin=1

E em breve podermos ter o anúncio do desemprego nos 10%! Este governo é só bater records, na incompetência e e no atraso do país!


O desemprego tem sido um dos grandes falhanços deste Governo e os Portugueses não podem perdoar mais uma promessa não cumprida.


JSD Odivelas
Por ti!

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget