É sabido que os problemas das escolas do concelho de Odivelas passam essencialmente pela falta de segurança, falta de espaços para a prática desportiva e muitas vezes até de espaços para as refeições.
Neste sentido, no inicio do corrente mês, o Dr. Hernâni Carvalho e a Drª Fátima Santos, acompanhados de alguns membros da sua equipa reuniram-se com as Associações de Pais da freguesia de Caneças para conhecer de perto os problemas de cada escola da freguesia e discutir algumas medidas de intervenção.
Alguns dos problemas expostos foram:
1) A constante falta de água que afecta o bom funcionamento das aulas;
2) Falta de material para as aulas de Educação Física;
3) Ausência de policiamento.
Numa das escolas visitadas, para além de existirem ratos que passeiam pelos corredores da escola, apenas possui uma casa de banho em funcionamento que é partilhada por alunos, professores e funcionários. Em relação ao espaço para refeição, esta é feita no corredor e, como se não bastasse, por vezes a comida já chega fria.
As Associações de Pais reportou que tentou junto da Junta de Freguesia de Caneças e da Câmara Municipal de Odivelas obter alguma ajuda. Contudo, a resposta que tiveram foi: “Cabe à C.M.O. resolver o problema” ou “É da competência da Junta de Freguesia”.
Mas a Segurança, a Saúde, o Bem-Estar e a Educação dos nossos alunos não pode ser comprometida pela negligência quer de uma Junta de Freguesia quer da Câmara Municipal de Odivelas (C.M.O).
É preciso apostar na Educação!! E acompanhar de perto os problemas das Escolas, dos pais e dos alunos de forma a garantir um ambiente educativo de Excelência.
Saberão a Senhora Presidente Susana Amador e Senhora Vereadora Fernanda Franchi, quanto custa à C.M.O. resolver os problemas das escolas de Caneças? De certo que não iria custar tanto como custou a nova rotunda na Av. D. Dinis inaugurada no passado dia 5 de Julho.
Não queremos políticas educativas de 360º. As escolas de Caneças precisam de soluções!
As escolas de Odivelas precisam de acções!
Porque o que interessa são as pessoas!