A compostagem doméstica permite proceder à valorização dos seus resíduos orgânicos, no seu próprio jardim ou quintal. Este tipo de compostagem promove a decomposição de resíduos domésticos orgânicos por acção de microorganismos, permitindo poupanças substanciais, tanto a nível ambiental (poluição) como económico, evitando transporte e deposição desses resíduos em aterro.
Notamos que, já por altura da discussão do Orçamento para 2010, em reunião de Câmara Municipal de Odivelas, o Dr. Carlos Bodião do PSD, Vereador do Ambiente apresentou esta como uma prioridade nas políticas de ambiente a seguir este ano pela autarquia!
A compostagem doméstica é uma excelente forma de aproveitar os resíduos orgânicos domésticos (representam 40% do total de Resíduos Sólidos Urbanos que produzimos em casa), transformando-os em composto para o solo, nomeadamente em fertilizante.
É uma solução ideal para quem tenha uma horta, quintal ou terreno, evitando o impacto ambiental que esses resíduos poderiam ter caso fossem parar, por exemplo, a um aterro sanitário!
Mas como se faz?
Para se fazer compostagem deve ser:1)Escolhido um local do compostor - deve ser colocado num acesso fácil numa superfície permeável, de preferência com sol no Inverno e sombra no Verão;
2)Escolhido um compostor - pode ser caixa de cartão, de madeira ou de plástico, furada por baixo, de modo a evitar cheiros e facilitar a entrada de microorganismos;
3)Materiais - Para fazer compostagem é necessário ter:
- Materiais orgânicos (ver Tabela abaixo);
- Água
- Compostor de jardim (referido no ponto 2)
- Tesoura de podar (para reduzir a dimensão dos resíduos a compostar)
- Ancinho (para remexer o material de compostagem)
- Termómetro
- Regador
4)Tempo de compostagem- O tempo para compostar matéria orgânica depende de diversos factores. Por isso mesmo, quanto maior for a atenção à pilha de compostagem, mais rapidamente funcionará o compostor. Se o material for adicionado continuamente, a pilha remexida ocasionalmente e a humidade controlada, o composto estará pronto ao fim de 3 a 6 meses.
E quais são os materiais/produtos que se podem compostar? Abaixo anexamos tabela explicativa de quais os alimentos que podem ou não ser utilizados para compostar (para consulta, "clickar" no botão direito do rato e guarde a imagem):