Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas: Juventude Solidária em Famões, na Ramada e em Caneças!

No seguimento do projecto Juventude Solidária que foi desenvolvido durante o mês de Dezembro de 2012, e que consistiu em ajudar uma IPSS de cada freguesia do concelho de Odivelas, a JSD terminou as visitas a estas mesmas instituições acabando por doar todos os bens recolhidos ao longo de um ano.

As últimas visitas foram a IPSS das freguesias de Famões, da Ramada e de Caneças e tiveram lugar no dia 8 de Dezembro, exactamente uma semana depois do início do desenvolvimento do projecto. A JSD decidiu então apoiar o Centro Comunitário e Paroquial de Famões, o Centro Comunitário e Paroquial da Ramada e a Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa e Profissões Auxiliares de Saúde em Caneças. Estas três visitas representaram também o culminar com sucesso de mais uma iniciativa no âmbito do projecto JSD Solidária.

Centro Comunitário e Paroquial de Famões

É um centro que possuí as valências de creche, jardim de infância, pré-escolar e centro de dia. É um centro que abrange utentes de todo o concelho de Odivelas e não só da freguesia de Famões. Apoia no total 66 crianças comparticipadas pela segurança social numa fatia significativa da sua mensalidade e tem ainda 40 idosos no seu centro de dia, apesar da lotação do mesmo ser para 60 pessoas. É de salientar que ainda existem por isso 20 vagas disponíveis neste centro de dia, situação rara no nosso concelho. A admissão das pessoas diz exclusivamente respeito a uma lista de espera que é sequenciada por data de inscrição, não havendo por isso casos excepcionais no que toca à admissão no centro. É uma IPSS que tem o apoio da segurança social, como referido acima, e ainda do Projecto PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais). A missão deste centro, segundo nos foi transmitido, passa por promover acções de intervenção social em parceria com a comunidade tendo em vista o bem comum e a qualidade de vida dos cidadãos. A JSD ajudou o centro com bens alimentares e alguns brinquedos que foram os bens que nos haviam sido pedidos. No entanto, importa salientar que este centro possuí actualmente umas óptimas instalações conseguidas a partir de parcerias com projecto sociais. Podemos também com a visita a este centro constatar a disparidade de realidades que existe no nosso concelho entre IPSS’s “vizinhas” como é o caso de várias IPSS na Pontinha.

Centro Comunitário e Paroquial da Ramada

O centro paroquial da Ramada combina as valências de centro de dia, apoio domiciliário, ATL, transporte adaptado, creche e pré-escolar. Foi inaugurado em 2003 e tem sede por baixo da igreja da Ramada. As valências de creche e jardim de infância estão localizadas no Jardim da Amoreira. Este espaço tem capacidade para 150 crianças. Está actualmente em construção um centro para pessoas portadoras de deficiências. Esta IPSS trabalha com vários voluntários em todas as valências, no entanto, endereçou-nos um apelo a que lá fossemos também praticar voluntariado pois quanto mais voluntários o centro tiver melhor e nunca são demais. Têm um refeitório social desde 2006 onde por dia fazem cerca de 600 refeições para os utentes do centro mas também para pessoas carenciadas que lá vão requisitar a sua ajuda. Para além disto têm ainda um Centro de Acolhimento Temporário (CAT), actualmente com sete crianças. Praticamente todas as valências do centro se encontram esgotadas. Só o centro de dia conta com mais de 40 idosos, por exemplo. O atendimento ao público encontra-se também esgotado até Fevereiro do próximo ano. E como as ajudas deste centro à comunidade são quase infindáveis, o centro conta ainda com uma Loja Social que abre todas as semanas onde as pessoas lá podem ir buscar roupa para as suas crianças sem qualquer custo. A missão actual do centro passa pela criação de emprego e para isto o centro lançou recentemente no mercado uma marca de bolachas que vende para fora de forma a conseguir com esta marca criar no futuro alguns postos de trabalho. A JSD ajudou o centro com roupa tanto de criança como de adulto e também com alguns brinquedos e bens alimentares. Apesar desta nossa pequena ajuda notámos que a maior carência do centro passa mesmo pelos recursos humanos pelo que a JSD apela ao voluntariado neste centro. Estes voluntários podem, caso estejam interessados, incorrer em missões em África, por exemplo. O Centro Comunitário e Paroquial da Ramada é um exemplo para todas as outras instituições de cariz social e para todos nós de como se pode fazer o bem e ajudar os outros. Este trabalho diário do centro ganha ainda mais preponderância nos dias que correm. Como reconhecimento do seu trabalho o centro recebeu recentemente o maior prémio de cariz social alguma vez atribuído na Península Ibérica (BPI).

Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa e Profissões Auxiliares de Saúde de Caneças

Por último mas não menos importante e como culminar desta nossa iniciativa decidimos deslocar-nos a um lar da 3ª idade em Caneças, a Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa e Profissões Auxiliares de Saúde. Nesta casa de repouso vivem ex-enfermeiros ou familiares de enfermeiros, outros profissionais de saúde e ainda mais algumas pessoas que são normalmente indicadas ao centro pela Segurança Social. Este protocolo com a Segurança Social tem uma abrangência nacional. Têm actualmente 88 residentes e estão perto da lotação máxima do lar. Foi fundado em 1999 e conta nos seus quadros com vários técnicos que possibilitam, por exemplo, um serviço de enfermagem 24h por dia.
A JSD ajudou este centro entregando várias caixas com roupa para adultos. Com a visita a esta Instituição demos por terminada a nossa iniciativa.

Mais uma vez a JSD esteve no terreno, dirigiu-se às pessoas e às instituições de cariz social do concelho tentando cada vez mais ter a perfeita noção daquilo que são os problemas e as dificuldades do nosso concelho.

Esta tem sido uma preocupação contínua da JSD e este trabalho continuará a ser feito, pois a Solidariedade faz parte do ADN da JSD Odivelas.

O concelho de Odivelas sabe que pode contar com a JSD.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget