Halloween Costume ideas 2015

JSD: Juventude Solidária na Pontinha

À semelhança dos anteriores anos e seguindo o seu sucesso, no passado dia 7 de dezembro realizámos mais uma das muitas campanhas de cariz social que a JSD Odivelas vem desenvolvendo.

Inserido neste projeto, visitámos mais especificamente as “Crianças de São José do Projecto de Saúde em Lisboa – PROSÁLIS”, sediado na freguesia da Pontinha. Esta é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como Associação de Família com representatividade genérica, de utilidade pública, sem fins lucrativos, e apoiando as populações desfavorecidas.

Esta creche abarca crianças com idades compreendidas entre os 1 e 5 anos de idade provenientes na sua maioria do Bairro de Santa Maria da Urmeira.

Desde o primeiro contacto que esta instituição colaborou e recebeu-nos de forma honrosa, permitindo-nos observar directamente a dura realidade que atravessa.

Nos dias de hoje, deparamo-nos com marcadas dificuldades pelas quais muitos portugueses atravessam face ao actual período. Contudo, só um contacto tão próximo nos faz entender a verdadeira realidade destas carências.

Após saber as suas valências, indicadas pela assistente social responsável (Drª Filipa), reunimos diversos bens como: produtos alimentares, sapatos, material escolar e brinquedos distribuídos por 7 caixas e um saco de pai natal.

No dia da visita à creche as crianças aguardavam com rostos ansiosos a distribuição destes bens. A cada uma das crianças foi entregue um brinquedo de acordo com a sua idade. Seguidamente estas puderam desembrulhar as caixas de brinquedos destinadas à instituição.

Dando seguimento a este convívio com as crianças, foram distribuídos balões, elaborado um bolo em forma de árvore de natal, que todas as crianças puderam comer e foram ainda realizadas pinturas faciais às crianças.

O sorriso no rosto destas crianças com todo o afecto transmitido desenvolveu em nós o sentimento de dever cumprido e a certeza de que conseguimos proporcionar-lhes um dia diferente. Conforme os pais chegavam para os ir buscar, todas as crianças comentavam com uma alegria inconfundível a sua diferente tarde, pedinndo para que os deixassem ficar por mais um pouco a brincar.

Os bens alimentares bem como o material escolar e os sapatos foram entregues à responsável pela instituição que nos conduziu também pelas instalações da mesma, explicando concretamente os seus problemas.

Por fim, a assistente social, responsável pela instituição, informou-nos da participação a concurso da instituição no projecto “Missão Sorriso” ao qual pode aceder através do seguinte link: http://missaosorriso.continente.pt/projectos.php na página 18.

O dia findou com o reconhecimento de que a solidariedade não se esgota e que todos os pequenos gestos fazem diariamente a diferença.

Juntamos abaixo mais fotos sobre esta iniciativa, de que muito nos orgulhamos. Carrega nas imagens para as visualizares.

Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget