Inseridas neste projeto, a JSD Odivelas já visitou associações nas freguesias de Famões e da Ramada em Setembro e Outubro respetivamente, e em Dezembro voltou a estar presente nas ruas do concelho.
Neste sentido, no passado dia 1 de Dezembro visitámos o Centro do Dia da freguesia do Olival Basto e pudemos constatar que, infelizmente, as infra-estuturas e os recursos desta associação não estão a ser potenciados.
Verificámos que o Centro se encontra equipado com materiais bastante úteis e dispendiosos, como máquinas de lavandaria em óptimo estado, mas que não são utilizados! Assim, este centro de convivio de idosos do Olival Basto não aproveita nem metade das suas potencialidades. De notar que grande parte dos equipamentos não usados foram inteiramente financiados por dinheiros públicos!
Lamentamos que não tenha sido ainda demonstrado o interesse em rentabilizar os recursos existentes neste Centro. É o despedicio de dinheiros públicos no seu esplendôr, sem conseguir fornecer os melhores serviços aos Odivelenses.
De que serve gastar bastante dinheiro em equipamentos se depois não servem para ser utilizados?
Nesta visita, a JSD Odivelas foi acompanhada pelo companheiro José Sousa (autarca do PSD na freguesia do Olival Basto), que aproveitou para divulgar que em devido tempo fez a proposta ao executivo da freguesia para maximizar os recursos existentes neste centro, por exemplo, através do serviço de lavandaria, funcionando eventualmente como uma prestação de serviço de apoio à comunidade. Porém, nunca foi demonstrado o interesse em rentabilizar os recursos existentes no Centro por parte da Junta de freguesia.
A JSD Odivelas acredita que só indo aos locais, e não só em vésperas de eleições, podemos verdadeiramente conhecer a realidade do Concelho.
Esta foi então mais uma oportunidade de conhecer, de perto, uma associação do Concelho e identificar as suas valências e dificuldades.