As referidas instalações estão localizados em Odivelas, desde 2006, antes na freguesia da Ramada e agora na Póvoa de Santo Adrião, junto ao parque de estacionamento do Pingo Doce. Encontram-se num espaço comum com a Liga de Protecção de Menores.
A JSD Odivelas teve a oportunidade de conhecer as instalações, bem como as actividades e apoios que são dados à população assim como as dificuldades inerentes a este projecto.
A escolha do local deve-se à proximidade com outros concelhos, tais como Loures, Amadora e Sintra, para um melhor e mais fácil acesso a estas instalações.
Reunimos com a equipa responsável, que funciona de uma forma muito organizada e competente, apesar da falta de apoio de pessoas especializadas na área, assim como a nível de voluntariado. A equipa é composta por 5 Elementos:
Dr.ª Daniela Fonseca - Coordenadora de Projecto
Dr.ª Elsa Matos - Psicóloga
Dr.ª Filipa Santos - Assistente Social – Part-time
Sr. Fernando - Administrativo
Dr. Nuno Ferro - Apoio Jurídico - Part-time
A Câmara Municipal de Odivelas cede as instalações, assim como telefone, internet, água e limpezas. Todas as outras necessidades são suportadas pela equipa, tal como viatura própria para se poderem deslocar.
Esta associação recebeu cerca de 190 utentes em 2009 e espera receber 250 este ano. Preocupante é o facto de Odivelas ser um dos concelhos com mais pessoas infectadas no distrito de Lisboa, estimando-se que no último censo de 2001, existiam cerca de 400 pessoas infectadas.
Qualquer pessoa se pode dirigir a esta instituição, apenas para se informar sobre o vírus da SIDA como forma de prevenção ou pedir ajuda, estando ou não infectado. As funções da equipa passam pelo Apoio Social e Jurídico, assim como indicações ou informações e neste momento desenvolvem algumas formações de prevenção, embora o objectivo principal seja o apoio a infectados e afectados.
A SIDA continua a gerar muitos problemas e dúvidas e a conduzir à discriminação e à exclusão social. A existência de instituições como estas são fundamentais na medida em que informam e apoiam todas as pessoas, e actuam na prevenção dos vírus HIV.
A JSD Odivelas não fica indiferente a esta problemática e mostrou-se ao inteiro dispôr da Liga de Apoio Contra a Sida...Hoje em dia, a Sida ou o Vírus HIV não são problemas de um classe social, são um problema de todos porque infelizmente a Sida encontra-se democratizada!