Halloween Costume ideas 2015

Roteiro de Proximidade: visita à freguesia da Pontinha

No passado dia 17 de Setembro, a JSD Odivelas percorreu as ruas da freguesia da Pontinha com15 jovens militantes. Naquela que é uma bandeira desta estrutura ao nível da política de proximidade, nomeadamente no contacto com as forças vivas do nosso concelho e sobretudo junto de locais de interesse publico. Realizou-se assim a quarta visita às freguesias, tendo já, como é do conhecimento geral, visitado as freguesias de Caneças, Famões e Olival de Basto.

O Roteiro pela freguesia contou com a presença de Rui Teixeira que exerce funções como Vogal na Junta de Freguesia da Pontinha; Marco Pina, Presidente do Núcleo do PSD da Pontinha e da Assembleia de Freguesia da Pontinha, bem como da companheira Daniela Duarte, autarca eleita na assembleia de freguesia da Pontinha.

Como nota introdutória, o professor e historiador Jorge Martins, autor da obra “A história da Pontinha e a “Alegre história de Odivelas”, abordou a perspectiva histórica da freguesia referindo brevemente a evolução da Pontinha no tempo e no espaço geográfico. Posteriormente assinalou os locais com maior teor histórico como o edifício “velho mirante“ com mais de 100 anos. A escola Agrícola da Paiã, uma vez que tem aliciado bastantes jovens para a prática de actividades agrícolas. O quartel do Regimento da Engenharia nº1 tem também de enorme relevo uma vez que foi neste posto de comando que se iniciou a revolução dos cravos.

Nesta manhã quente de Setembro visitámos também o Grupo Recreativo e Cultural Presa / Casal do Rato onde estivemos reunidos com o presidente da colectividade, Sr. Vítor Maniche que explicou como se fundou o clube e toda a sua evolução. Em traços gerais, pedimos-lhe que descrevesse quais as principais dificuldades do clube, tendo em conta a actual conjuntura. Foram identificados os poucos apoios que têm da CMO, com excepção dos provenientes do PADO, sem esquecer algumas carências ao nível logístico (Campo para treinos, transporte, etc.) Um desses principais problemas que foram referidos foi a indisponibilidade de horários do pavilhão Casal do Rato para que os jovens possam treinar imediatamente depois do horário de aulas e antes da hora de jantar.

Seguiu-se a visita às instalações do clube bem como ao pavilhão do Casal do Rato construído recentemente. Visitámos ainda as instalações de um dos agrupamentos de Escoteiros de Portugal, o Grupo 199, com o Chefe Vítor Simas. Tivemos acesso a alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens e contactámos com uma realidade de um grupo que alberga diversas iniciativas e actividades e onde a dinâmica parece ser a palavra-chave do sucesso.

Continuando a percorrer a freguesia, dirigimo-nos às instalações do Clube Tenente Valdez. A construção do relvado sintético tem dado maior dinâmica ao clube e ao concelho na vertente desportiva. Este clube permite que muitas crianças e jovens de diversos escalões pratiquem desporto apesar de possuir apenas a modalidade de futebol de 11.

Para terminar o roteiro, visitámos o pinhal da paiã, tendo especial atenção ao Parque Aventura, recentemente inaugurado. Congratulamos a obra feita num local que parece ser ideal para a prática desportiva, actividades lúdicas e não só do desporto radical.

No entanto constatámos que existem alguns problemas no Parque Aventura. O valor de 10€ de entrada para o percurso de duração de apenas 10 minutos revela-se bastante elevado, especialmente tendo em atenção a população em redor, para além da pouca divulgação junto do público-alvo que eventualmente poderia suportar este montante.

Uma maior qualificação do pinhal será de extrema importância para que o parque adquira também maior visibilidade.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget