Halloween Costume ideas 2015

Diário de bordo - último dia da UV

Universidade de Verão,
3 de Setembro de 2011

Companheiros e amigos,
Mais um dia de grande trabalho.

O dia começou com às 10:00h com uma aula com o Ministro da Finanças, Doutor Vítor Gaspar, que nos brindou com uma sessão sob o tema “Há uma saída para a crise”. Explicou o início da crise global e o papel da política em tempos de crise.

O Ministro das Finanças apresentou a arquitectura Europeia em 3 pontos: A soberania que cada estado membro tem pela função da sua política fundamental; A cláusula da não responsabilização do estado membro pelos outros estados membros; e a Não existência da possibilidade de banca rota de um Estado soberano.

Referiu que “esta é a geração mais bem preparada que Portugal já produziu, uma geração bem treinada com critérios exigentes que não era pedida no meu tempo.” Salientou que é fundamental que todos juntos encontremos o nosso caminho.

Pela primeira vez em 9 anos a UV organizou um almoço conferência com o Dr. António Barreto que apresentou o seu ponto de vista sobre a revisão constitucional. Barreto referiu que a revisão constitucional de 1976 foi a que ajudou a ultrapassar a crise dessa época. Disse que é urgente uma nova constituição que seja bastante diferente da actual.

A actual constituição impede as políticas e reformas concretas e contraria muitas outras medidas, condiciona o governo e as novas gerações e transforma os debates políticos a favor da nova constituição. António Barreto salientou que “é urgente escrever uma constituição para todos, uma constituição universal.”

Neste almoço, eu própria intervi perguntando como será a evolução da PORDATA, empresa liderada pelo orador. António Barreto respondeu que até ao final deste ano a PORDATA terá o estudo pormenorizado de como vivem os portugueses a nível distrital e brevemente a nível de freguesias.

Á tarde, deu-se inicio aos exercícios de simulação de Assembleia com os júris e avaliadores Deputado Europeu Dr. Carlos Coelho e Dr. Pedro Duarte. Os 10 grupos tiveram oportunidade de ser uma vez governo e duas vezes oposição.

Os temas em discussão foram os seguintes:
- Legalização da Eutanásia;
- Reformular o rendimento social de inserção;
- Limitação da circulação de viaturas alimentadas a combustíveis fosseis;
- Reforço da prestação de serviço comunitário por reclusos;
- Fim dos feriados religiosos;
- Adopção por casais do mesmo sexo;
- Fixar constitucionalmente o limite do défice do orçamento do estado;
- Criação de um programa de incentivo a natalidade;
- Promoção e apoio ao 1º emprego dos jovens; e
- Reformulação das políticas de controlo da imigração.

Da JSD Odivelas, o companheiro Pedro Roberto representou a oposição no tema da “adopção por casais do mesmo sexo”. No governo como Ministro, David Castro defendeu a “Promoção e apoio ao 1º emprego dos jovens”.

O dia terminou com o jantar com o Dr. Tomaz Morais, seleccionador da equipa nacional Portuguesa de râguebi, que abordou o tema da importância da motivação nos grupos e as questões da liderança. No inicio do jantar deu-se a leitura de um poema de Mário Sá Carneiro lido pelo David Castro. A terminar, o companheiro Filipe Sanches teve a honra de fazer o brinde ao seleccionador nacional, um brinde que foi considerado dos mais originais da UV deste ano. No final do jantar tivemos a oportunidade de tirar uma foto com o convidado.

O dia terminou em convívio entre os alunos, ex-alunos e organização da UV no centro da vila, desfrutando do excelente ambiente que se vivia na feira medieval e no já mítico bar JM, num momento de muita animação e descontracção.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget