Halloween Costume ideas 2015

Dívida do Estado não pára de aumentar!

Portugal já paga dívida soberana mais cara que Irlanda e Itália, muito devido às previsões de crescimento baixo, que já é fraco desde os últimos 10/15 anos e assim continuará nos próximos anos. O elevado défice orçamental do Estado também contribui decisivamente para que a divida aumente.

A comissão europeia já veio contrariar os dados deste Governo, afirmando que a dívida pública continuará a subir em 2011 para 88,8% do PIB – contra 82,8 por cento este ano e 76,1% em 2009. Aliás, já em 2009 tinhamos a 5.ª maior dívida pública da UE!

Se as actuais políticas se mantiverem, o endividamento do Estado será 93% em 2012. E eu arrisco-me a dizer, como também já o disse publicamente Passos Coelho que o endividamento real (incluindo empresas públicas) será já superior a 110%!! Ultrapassando a riqueza que se cria no país! Daria para construir cinco aeroportos como o de Alcochete!

A resolução para esta situação SÓ PODE passar pela redução da despesa pública corrente. Já tinha abordado este assunto num post de Junho, tal como voltei a fazer noutro post em Outubro, tendo já tido a oportunidade de em Assembleia Municipal através de declaração politica marcado uma posição da JSD e do PSD Odivelas sobre esta matéria, por acaso em sintonia com a posição do líder do PSD nacional.

Como se isto não bastasse, o FMI já veio assumir (embora não oficialmente) que é uma questão de tempo a sua intervenção em Portugal! Segundo um estudo de vários investigadores, Portugal está em risco de incumprimento de pagamento da dívida, com probabilidade superior ao Iraque!? Pior que nós só a Grécia!

Só em juros, os últimos 15 anos de Socialismo, "deram-nos" cerca de 5.500 milhões de euros para pagar! Aliás, a emissão de Obrigações do Tesouro e Bilhetes do Tesouro aumentou a um ritmo alucinante desde 2007 tendo já emitido 16,5 mil milhões de euros. Inacreditável!

E é claro, isto também resulta num défice perto de dois digitos em 2010! O governo comprometeu-se com um défice de 7,3%, mas que eu acredito ser na realidade é de 9,4% ou 9,7%! Já em Novembro de 2009 eu fazia eco do que muitos analistas diziam, o défice seria superior a 9%!

Será 7,3% com manobras contabilistas, utilizações de fundos de pensões, etc. Então não era a Dra. Manuela Ferreira Leite que fazia estas artimanhas? Agora já se pode??

Chegámos a este ponto porque andámos a financiar sucessivos défices orçamentais, principalmente desde 1995, que serviram para pagar despesas com a Saúde, Educação, Defesa, investimentos e salários públicos, pensões.

Nas parcerias público-privadas (PPP), os compromissos assumidos para os próximos três anos (até 2013) implicam já uma despesa de 5 mil milhões de euros.

Segundo um estudo de uma escola de gestão de referência Europeia, o IMD, só em 2037 Portugal terá a dívida pública controlada e se cortar a sério nos gastos Estatais!

Disse-se no passado que eramos uma geração rasca, mas hoje a nossa geração, o que somos e seremos é verdadeiramente uma geração à 'rasca'!

Deixo-vos um vídeo que muitos fizeram questão de "abafar", mas que é de extrema importância, mas também preocupação (aumentem o som):



Eu sei que é assustador, aliás qualquer contribuinte e Português, que não viva exclusivamente do sistema, tem de estar muito preocupado!

Possa o futuro trazer-nos justeza e rumo para Portugal!

A bem da nação e dos Portugueses que cá estarão para pagar esta vergonhosa dívida!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget