Portugal já paga dívida soberana mais cara que Irlanda e Itália, muito devido às previsões de crescimento baixo, que já é fraco desde os últimos 10/15 anos e assim continuará nos próximos anos. O elevado défice orçamental do Estado também contribui decisivamente para que a divida aumente.
A comissão europeia já veio contrariar os dados deste Governo, afirmando que a dívida pública continuará a subir em 2011 para 88,8% do PIB – contra 82,8 por cento este ano e 76,1% em 2009. Aliás, já em 2009 tinhamos a 5.ª maior dívida pública da UE!
Se as actuais políticas se mantiverem, o endividamento do Estado será 93% em 2012. E eu arrisco-me a dizer, como também já o disse publicamente Passos Coelho que o endividamento real (incluindo empresas públicas) será já superior a 110%!! Ultrapassando a riqueza que se cria no país! Daria para construir cinco aeroportos como o de Alcochete!
A resolução para esta situação SÓ PODE passar pela redução da despesa pública corrente. Já tinha abordado este assunto num post de Junho, tal como voltei a fazer noutro post em Outubro, tendo já tido a oportunidade de em Assembleia Municipal através de declaração politica marcado uma posição da JSD e do PSD Odivelas sobre esta matéria, por acaso em sintonia com a posição do líder do PSD nacional.
Como se isto não bastasse, o FMI já veio assumir (embora não oficialmente) que é uma questão de tempo a sua intervenção em Portugal! Segundo um estudo de vários investigadores, Portugal está em risco de incumprimento de pagamento da dívida, com probabilidade superior ao Iraque!? Pior que nós só a Grécia!
Só em juros, os últimos 15 anos de Socialismo, "deram-nos" cerca de 5.500 milhões de euros para pagar! Aliás, a emissão de Obrigações do Tesouro e Bilhetes do Tesouro aumentou a um ritmo alucinante desde 2007 tendo já emitido 16,5 mil milhões de euros. Inacreditável!
E é claro, isto também resulta num défice perto de dois digitos em 2010! O governo comprometeu-se com um défice de 7,3%, mas que eu acredito ser na realidade é de 9,4% ou 9,7%! Já em Novembro de 2009 eu fazia eco do que muitos analistas diziam, o défice seria superior a 9%!
Será 7,3% com manobras contabilistas, utilizações de fundos de pensões, etc. Então não era a Dra. Manuela Ferreira Leite que fazia estas artimanhas? Agora já se pode??
Chegámos a este ponto porque andámos a financiar sucessivos défices orçamentais, principalmente desde 1995, que serviram para pagar despesas com a Saúde, Educação, Defesa, investimentos e salários públicos, pensões.
Nas parcerias público-privadas (PPP), os compromissos assumidos para os próximos três anos (até 2013) implicam já uma despesa de 5 mil milhões de euros.
Segundo um estudo de uma escola de gestão de referência Europeia, o IMD, só em 2037 Portugal terá a dívida pública controlada e se cortar a sério nos gastos Estatais!
Disse-se no passado que eramos uma geração rasca, mas hoje a nossa geração, o que somos e seremos é verdadeiramente uma geração à 'rasca'!
Deixo-vos um vídeo que muitos fizeram questão de "abafar", mas que é de extrema importância, mas também preocupação (aumentem o som):
Eu sei que é assustador, aliás qualquer contribuinte e Português, que não viva exclusivamente do sistema, tem de estar muito preocupado!
Possa o futuro trazer-nos justeza e rumo para Portugal!
A bem da nação e dos Portugueses que cá estarão para pagar esta vergonhosa dívida!
Enviar um comentário
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.