Já o défice orçamental vai mesmo atingir cerca de 9% até final do corrente ano, embora o Senhor Primeiro-Ministro não tenha coragem de o assumir! O aumento dos gastos sociais devido essencialmente ao aumento histórico do desemprego é apenas uma das razões apontadas para este aumento tão acentuado. Relembro que o aceitável é um défice igual ou inferior a 3% da diferença entre o valor das receitas e das despesas anuais do Estado.
Eu pergunto, é agora que vamos efectivamente prosseguir uma consolidação orçamental sustentada ou vamos continuar a sacrificar os privados com o contínuo aumento da tributação?
O Governo já veio dizer que o défice se deve à diminuição das receitas fiscais e que a despesa está "controlada". Mas será mesmo assim? Será possível o défice do subsector Estado ter aumentado 138% apenas com a queda da receita? Ou será antes que este Governo nada tem feito para diminuir as depesas do Estado e sobrestimou as receitas aquando da elaboração do OE para 2009, quando já todo o mundo sabia da crise internacional?
Aliás, este Governo teve mesmo a alucinação de prever um crescimento positivo para o ano que agora termina, quando a Comissão Europeia já falava (acertadamente) em estagnação e mesmo em recessão que se veio a confirmar! Aliás, como também tem vido a ser largamente anunciado esta é a pior década dos últimos 90 anos, quanto ao crescimento económico diz respeito! Esta década é mesmo pior dos que as décadas pelas quais Portugal conseguiu passar, como a Grande Depressão e as duas Grandes Guerras!
E claro, só podia dar nisto! 3 records: despesa, défice e dívida pública nunca estiveram tão elevados!
Resta saber se os grandes responsáveis (Socialistas) por esta borrada, têm capacidade para inverter esta situação!?
Neste momento o que Portugal precisa é de reduzir fortemente as despesas correntes do Estado, cuidadosamente e com critério. Este é o momento de ser criterioso, mas infléxivel nessa redução!
Estarão a pensar o mesmo que eu? POIS, EU TAMBÉM NÃO ACREDITO! QUE O FUTURO (PRÓXIMO) NOS TRAGA ALGO DE ("Laranjamente") BOM!