Halloween Costume ideas 2015

XIX Cimeira Ibero-Americana - Portugal 09

A Cimeira Ibero-Americana é uma reunião anual dos chefes de Estado e Governo dos Países da Península Ibérica e da América Central e do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, criada em 1991, tendo Andorra aderido em 2004. Os seus objectivos são a promoção da cooperação e o desenvolvimento entre os países ibero-americanos.

Alternando sempre de país anfitreão, a Cimeira decorre este ano em Portugal, mais concretamente no Estoril, entre hoje e amanhã, sendo já a segunda vez que ocorre em terras lusas, já que a primeira foi em 1998 no Porto. O tema da Cimeira é "Inovação e Conhecimento".

Desde de logo, esta Cimeira fica marcada pelas ausências dos líderes mais controversos: Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Raúl Castro (Cuba). Têm ocorrido alguns episódios recentes que tornam esta Cimeira numa das mais esperadas e sensíveis devido à tensão entre a Venezuela e a Colômbia, à questão do pós-Golpe de Estado das Honduras e ao apoio de Lula da Silva (Presidente do Brasil) ao programa nuclar iraniano.

Mas esta Cimeira vem tambem numa altura importante devido à crise financeira global que atravessamos, no sentido de percerber como a comunidade dos países ibero-americanos quer e como pode superá-la em conjunto e criar oportunidades de desenvolvimento sustentável e duradouro. Isto porque este conjunto de países, unidos numa cultura muito próxima, representa um mercado fantástico. Depois da União Europeia, dos Estados Unidos e da Zona Euro, é o maior mercado do mundo. Este conjunto de paises formam uma população de, aproximadamente, 715 milhões de pessoas. Estes factores não podem ser nada desvalorizados.

Considero que o tema escolhido para este ano é significativamente feliz, pois traduz uma vontade de construir um caminho de saída da crise, sendo este através da inovação e o conhecimento. Num mercado tão forte, apostando-se na inovação desenvolvem-se factores de progresso económico significativo e apostando-se no conhecimento aumenta-se exponencialmente a confiança, e como tornar o progresso derivado da inovação duradouro.

Portugal tem tido um crescimento forte na área da inovação, mas no Conhecimento o rumo que tem sido tomado é errado. Fortaleceu-se de facto o topo da Educação Superior, através de parcerias internacionais e doutoramentos e no complemento de qualificações básicas (Novas Oportunidades), mas as apostas feitas, pelo actual governo socialista, no Ensino obrigatório e na base do Ensino Superior têm sido arrasadoramente infelizes e contra o desígnio nacional.

Um país sem apostar fortemente numa formação básica e superior devidamente equilibrada e estruturada, nunca conseguirá vencer e dificilmente não sairá dos números negativos de crescimento seja ele económico, social, cultural e até humano.

É nas crises que surgem as verdadeiras oportunidades de dar o salto. Saibamos aprender com as lições que a História nos dá. A aposta no mercado ibero-americano pode ser uma aposta vencedora, e que juntos, podemos, mais do que sair desta crise, criar fortes sinergias de desenvolvimento mútuo.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget