Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água-pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre... Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do Dia de São Martinho, ou mesmo o que é a água-pé...
Assim, na passada quarta-feira, dia 11, a comissão Política Concelhia do PSD realizou no Salão Azul da Feira do Silvado em Odivelas, a festa do Magusto!
A JSD Odivelas saúda esta iniciativa dos representantes em Odivelas do maior partido político do país, o Partido Social-Democrata e anuncia que vai realizar o seu próprio magusto amanhã, Domingo, pelas 16h na secção concelhia na Rua Alfredo Roque Gameiro, n.º 11, c/v Dta em Odivelas!
De notar que esta data se celebra devido à lenda segundo a qual num dia tempestuoso, enquanto regressava a casa montado no seu cavalo, São Martinho avistou um mendigo quase nu a tremer de frio e de mão estendia suplicante, em busca de auxílio que o livrasse de uma morte certa. Sem hesitar, São Martinho parou o cavalo e com a sua nobre espada cortou ao meio a sua capa militar, dando metade ao mendigo. Apesar da chuva intensa e de mal agasalhado, preparava-se para continuar o seu caminho quando, subitamente, a tempestade cessou, o céu ficou limpo e um Sol radiante inundou a terra de luz e calor.
Diz-se então que, para que o Homem não se esqueça do acto de bondade praticado pelo Santo que salvou a vida ao mendigo, todos os anos, nessa mesma época, o tempo frio cessa por alguns dias. Daí a expressão por todos nós conhecida “É o Verão de São Martinho!”.
A nível religioso, o São Martinho é comemorado como um ritual que é associado à abertura e prova do vinho que é feito em Setembro. A água-pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, donde era retirado o pouco mosto que aí se mantinha. Esta bebida podia-se beber ainda em fermentação, ou posteriormente adicionando-lhe álcool. Em simultâneo comemorava-se também a chegada do Outono. A estas duas celebrações tradicionalmente praticadas no Dia de Todos os Santos, é dado o nome de Magusto.
Assim, como diz o ditado popular "no dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho".