As pessoas começam a fumar principalmente influenciadas pela publicidade maciça do cigarro nos meios de comunicação de massa. Esta é dirigida sobretudo aos jovens e passa a falsa imagem de que fumar está associado ao sucesso, independência e liberdade.
Prova é que um Jovem começa a fumar em média, com 17 anos. Como Juventude Partidária que somos, estamos preocupados!
Estudos recentes demonstram ainda que os portugueses fumam em média 18 cigarros por dia, num periodo médio de 28 anos. Torna-se evidente que a nova Lei do Tabaco, continua a não estimular os Portugueses a deixarem de fumar. Não será certamente devido à falta de informação, mas a justificação principal estará no facto de a nicotina ter características aditivas, a que corresponde uma perda de controlo no consumo de tabaco e dificuldade na cessação de fumar.
A proibição de fumar em espaços públicos fechados é sem dúvida uma excelente medida sob ponto de vista da saúde e do ambiente, mas tenhamos noção que nunca será o entrave a que as pessoas deixem de fumar. Para desistir de fumar será necessário romper o "triângulo do fumador", isto é, controlar os 3 factores principais envolvidos no tabagismo: a dependência psicológica e fisiológica da nicotina; as influências psicossociais (lidar com o stress e a ansiedade, por exemplo); e o hábito.
Prevenção é a palavra de ordem.
A Educação tem um papel muito importante na prevenção, pois o ideal é não começar sequer com a prática do tabagismo. A promoção na área da Saúde deve começar cedo, sendo as escolas um bom exemplo onde se deve implementar esta política.
A JSD de Odivelas nunca ficou indiferente a esta causa e prova disso foram os horários que distribuiu nas Escolas Secundárias do Concelho no ano lectivo transacto, com medidas de prevenção e alerta ao tabaco, bem como ao alcool.
Não podemos ainda deixar de afirmar que existem outras entidades com responsabilidades nesta área, onde destacamos as forças culturais, sociais e políticas.