Halloween Costume ideas 2015

9 Nov 1989 - 9 Nov 2009 | 20 anos depois da Queda do Muro de Berlim

Foi precisamente há 20 anos que se deu o marco mais emblemático do fim da União Soviética, do Pacto de Varsóvia, da "Cortina de Ferro", da divisão da Alemanha, do jugo comunista na Europa - a Queda do Muro de Berlim.

Não foi o início do fim, mas a queda deste muro tornou-se para a História um símbolo de Liberdade, uma marca emblemática de que as barreiras físicas não conseguem separar um povo.

Esta barreira física, construída pela República Democrática Alemã (RDA), na madrugada de 13 de Agosto de 1961, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental (RFA), simbolizava a divisão do mundo em dois blocos.

Na madrugada do dia 13 de Agosto de 1961, as forças armadas bloquearam as conexões de trânsito a Berlim Ocidental. Eram apoiadas por forças soviéticas, preparadas à luta, nos pontos fronteiriços para os sectores ocidentais.

Nos 28 anos da existência do Muro morreram muitas pessoas. Não existem números exactos e há indicações muito contraditórias, porque a RDA sistematicamente impedia todas as informações sobre incidentes fronteiriços. Os números oficiais ascendem um número pouco superior a 200, mas estima-se que tenham sido perto de mil.

O impulso decisivo para a queda do muro foi um mal-entendido entre o governo da RDA. Na tarde do dia 9 de Novembro houve uma conferência de imprensa, transmitida ao vivo na televisão alemã-oriental. Anunciou-se uma decisão do conselho dos ministros de abolir imediatamente e completamente as restrições de viagens ao Oeste. Esta decisão deveria ser publicada só no dia seguinte, para anteriormente informar todas as agências governamentais.

Pouco depois deste anúncio houve notícias sobre a abertura do Muro na rádio e televisão ocidental. Milhares de pessoas marcharam aos postos fronteiriços e pediram a abertura da fronteira. Nesta altura, nem as unidades militares, nem as unidades de controle de passaportes haviam sido instruídas. Por causa da força da multidão, e porque os guardas da fronteira não sabiam o que fazer, a fronteira foi-se abrindo ao longo dos vários postos de controlo.

Os cidadãos da RDA foram recebidos com grande euforia em Berlim Ocidental. Pessoas que nunca se tinham visto antes cumprimentavam-se. Cidadãos de Berlim Ocidental subiram o muro e passaram para as Portas de Brandenburgo, que até então não eram acessíveis aos ocidentais.

O século XX foi um período de muitos ensinamentos para a Humanidade: experimentou-se o que há de mais negro da natureza humana, testemunhou-se o que é possível o ser humano fazer para sobreviver e reerguer-se da desgraça.

Para além do horror do Fascismo/Nazismo, o mundo viveu/conheceu o inferno do Comunismo Soviético, pelas mãos de Estaline, Khrushchov, Brejnev, Andropov, Tchernenko e Gorbatchov. Milhões de mortos e condenados a trabalhos forçados, invasões a territórios soberanos, militarização e ameça à paz constante, brutal violação dos direitos humanos, subjugação de um povo inteiro à pobreza é o saldo de 73 anos de URSS.

Tudo o que é contrário à Tirania e à violação dos Direitos Humanos e da autodeterminação dos povos está representado na Queda do Muro de Berlim. Saibamos aprender com a História!

Reflexão final: hoje em dia continuam a existir "Muros de Berlim". Não falo apenas dos Muros similares ao de Berlim, como os Muros da Cisjordânia e do Muro fronteiriço Estados Unidos-México. Falo também de um Muro pouco visível do nosso quotidiano, que destroí todos os dias a nossa democracia, liberdade e paz: a Exclusão Social.

É este o desafio de hoje! É difícil combatê-lo, mas é possível. Destroí-se este grande "Muro" com solidariedade, compreensão e integração.
Falta a maior arma de todas para acabar com este flagelo: vontade!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget