Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas: Juventude Solidária

No passado dia 11 de Dezembro, a JSD Odivelas realizou um conjunto de actividades nas freguesias de Caneças e Póvoa de Santo Adrião, enquadradas no projecto Juventude Solidária. O dia ficou marcado pela visita a duas instituições de solidariedade social, uma em cada das freguesias supra-mencionadas.

Considerado uma das bandeiras de actuação da JSD Odivelas e concomitante com a aproximação da época natalicia, tivemos a oportunidade de visitar, primeiramente, a Obra do Padre Abel em Caneças.

Esta instituição caracteriza-se pelo acolhimento de crianças com idades compreendidas entre os tres e os dez anos. No caso da Obra do Padre Abel, esta acolhe somente rapazes, existindo uma segunda valência que recebe as raparigas.

Tendo em linha de conta as necessidades que a população institucionalizada apresenta, foram entregues duas caixas de roupa e uma caixa de livros que, posteriormente, será dividida pelas crianças de acordo com o que individualmente necessitam.

Foi-nos concedida a possibilidade de visitarmos a instituição, actividade em que as crianças, com toda a sua alegria e jovialidade, se tornaram guias na sua casa e nos mostraram o local onde vivem. Mais interactivo, acabámos a visita com uma partida de futebol e de basquetebol entre os membros da JSD Odivelas e as crianças.

Percebemos cedo o excelente momento de forma das crianças e a sua alegria pelo momento que nos e lhes foi proporcionado.

Saindo de Caneças, partimos em direcção à Póvoa de Santo Adrião, mais concretamente ao Centro Paroquial. Esta instituição fornece apoio a pessoas e familias carenciadas nas freguesias da Póvoa de Santo Adrião e do Olival Basto, abrangendo diversos vertentes, desde bens alimentares e consumo, passando por medicamentos e criação de actividades de combate ao isolamento.

A população abrangida pelo Centro é diversa e vasta, compreendendo desde crianças e jovens até idosos com diferentes faixas etárias. À chegada, fomos recebidos pelo Sr. Mateus e pela equipa que coordena o apoio social fornecido às famílias carenciadas, que nos explicaram o seu papel e como desenvolvem a sua actividade nas duas freguesias.

Face às necessidades evidenciadas, foram entregues por parte da JSD Odivelas quatro caixas de roupa, que serão posteriormente divididas e entregues à população pela equipa de apoio social do Centro. Posteriormente, foi proposto pela equipa uma visita pelas instalações do Centro Paroquial, onde tivemos a oportunidade de visitar a Feira do Natal, actividade por eles organizada tendo em vista a angariação de fundos para o Centro.

O Natal é uma época em que se destaca a realização das mais variadas actividades de cariz solidário e social. Contudo, não nos cingimos a uma época festiva. A Solidariedade faz parte do nosso ADN.

As necessidades da nossa população extende-se ao ano inteiro e torna-se prioritário que se saiba que a Juventude Solidária não se limita a épocas festivas no que concerne a este tipo de actividades.

Um acto vale mais que mil palavras e torna-se imperativo a continuação do combate à exclusão social e a criação de condições de vida enquadradas com as necessidades populacionais.

Estaremos na linha da frente para dar continuidade a este tipo de projectos, mantendo bem viva a chama da Juventude Solidária.

JSD Odivelas,

Sempre ao teu,
Sempre ao lado dos que mais precisam!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget