Halloween Costume ideas 2015

Mais Juventude Solidária… em IPSS por todo o Concelho!

No passado dia 11 de Dezembro, tal como fora notificado e registado tanto no nosso Blog, como na Imprensa Local, realizámos mais uma das muitas campanhas de cariz social que a JSD Odivelas vem desenvolvendo desde o ano de 2005.

Inserido num dos nossos principais projectos, Juventude Solidária, fizemos uma entrega de bens em IPSS de Caneças, Póvoa de Sto Adrião e Olival Basto, mediante as valências e carências de cada uma.

No entanto era apenas parte do projecto. Conscientes das dificuldades que cada vez mais pessoas atravessam no actual período, dos cada vez menos apoios e subsídios que são atribuídos às IPSS e do dever cívico que temos, enquanto Juventude Partidária, para com a sociedade civil, decidimos apostar num projecto mais ousado:

Intervir “ Solidariamente” em Instituições Particulares de Solidariedade Social por todas as 7 Freguesias do Concelho de Odivelas.

Foi desta forma que no passado dia 21 de Dezembro pusemos mãos à obra para a concretização do arrojado projecto.

Face ao agendamento que estava previsto, visitámos primeiramente a Associação de Solidariedade Social do Bairro das Patameiras, na Freguesia de Odivelas. Fomos maravilhosamente recebidos pela Direcção da IPSS e pela Coordenadora do Centro, que fizeram questão de nos mostrar as Instalações das várias valências que possuem, bem como o respectivo funcionamento da “ casa”. De referir que esta Associação privilegia essencialmente crianças do Bairro das Patameiras, mas abrangendo mais crianças oriundas de outros locais do Município. Tendo em linha de conta as possíveis necessidades para com estas crianças, decidimos entregar 3 caixas de bens, albergando cada uma delas livros, brinquedos e roupa.

À mesma hora, uma outra equipa da JSD Odivelas deslocava-se à Freguesia da Pontinha para ser recebida no Jardim Infantil Popular. Fomos conduzidos pela Coordenadora Pedagógica da IPSS que nos fez uma visita guiada às Instalações do Jardim Infantil e onde nos referiu o trabalho efectuado nas seguintes valências: Creche, Jardim de Infância e ATL. Face à população em causa, distribuímos 3 caixas de brinquedos que despertaram de imediato o interesse das crianças. Rapidamente nos envolvemos junto dos mais novos enquanto os mais graúdos do ATL nos presenteavam com canções de Natal. De realçar a presença do nosso Companheiro Rui Teixeira, a quem agradecemos a presença na iniciativa da sua Freguesia.

Já mais tarde, foi a vez de nos deslocarmos à Freguesia da Ramada para sermos recebidos na Associação Comunitária Infantil e Juvenil. À nossa espera encontravam-se duas educadoras da IPSS para connosco fazer a visita às (excelentes) instalações bem como para nos elucidarem um pouco da história desta Instituição. Predispõem de várias valências, desde o Berçário até ao ATL e nesta medida, tendo em conta o universo de mais de 100 crianças, decidimos contribuir com 3 caixas de Brinquedos, para diferentes faixas etárias, para que todos pudessem usufruir dos bens concedidos.

Por fim, foi a vez de nos deslocarmos à Freguesia de Famões, para visitarmos o Centro Paroquial. Já tínhamos tido o privilégio de conhecer as Instalações desta IPSS bem como as valências que suportam (recém-nascidos, creche e idosos) através de uma iniciativa que fizemos no ano de 2008. Num regresso que muito nos orgulha, decidimos entregar a esta Instituição roupa para recém-nascidos, material escolar e livros, no total também ele de 3 caixas.

Porque a Responsabilidade Social é cada vez mais um dever de TODOS NÓS!

JSD Odivelas
Juventude Solidária
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget