Halloween Costume ideas 2015

O exemplo de Barcelona ( ou o de Paredes)

O Brasil, contrariamente ao que muitos pensam, é um país com bastantes preocupações ambientais. Isto apesar de ser um dos países que também mais lixo produz! O interesse sobre as questões ambientes e de sustentabilidade é tanto que um canal Brasileiro transmitiu a seguinte reportagem há menos de 2 anos sobre o que fazem «algumas cidades» da Europa (neste caso Barcelona):



É curioso como a noticia parece muito recente e para muitos de nós, revolucionária! O exemplo dado é o do sistema subterrâneo de recolha de lixo de Barcelona. Plástico, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico é usado para produção de energia.

Este é um projecto que tem sido implantado paulatinamente, mas sistematicamente, e 70% da área metropolitana de Barcelona já usufrui de «bocas de lixo» que estão conectadas directamente a centros de recolha, separação e reciclagem.

Esta é uma boa ideia que, embora actualmente financeiramente incomportável para a maioria dos Municípios portugueses, incluindo o de Odivelas, prova como os resíduos podem ser valorizados e a poluição pode diminuir através da intervenção de todos, contribuindo igualmente para o aumento da limpeza da cidade sem custos adicionais!

Aliás, não é preciso darmos exemplos no estrangeiro. O Concelho de Paredes é também agora um exemplo de inovação! Um projecto que será implementado na cidade ganhou o prémio das cidades do futuro no ano passado!

Todos os edifícios e infraestruturas locais vão ser conectados à Web e geridos por um sistema operativo urbano. Água, energia solar e lixos serão sujeitos a processos de reciclagem e reaproveitamento para evitar desperdício.

Vê mais aqui!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget