Halloween Costume ideas 2015

JSD discutiu Sustentabilidade Ambiental

No passado dia 21 de Março a JSD Odivelas realizou, no Pavilhão Polivalente de Odivelas, um Colóquio sobre Sustentabilidade Ambiental, nunca antes feito no concelho. Os oradores convidados foram de renome e com reconhecido conhecimento na área ambiental: Eng.º Carlos Pimenta, ex-Secretário de Estado do Ambiente, Dr. António
Leitão Amaro, Deputado da Assembleia da República e coordenador do grupo parlamentar do PSD na Comissão de Ambiente e Dr. Carlos Bodião, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Odivelas, tendo sido moderadora a nossa colega, Carla Marcelino. Pudemos ainda contar com a presença de duas associações ambientais, GEOTA e ANEFA, com o objectivo de promoverem a sua actividade, junto de todos os presentes.

Como introdução, foi projectado um vídeo, realizado pelo grupo de trabalho, que incidia no tema do colóquio, passando-se, de seguida, a palavra aos oradores.

O primeiro foi o Eng.º Carlos Pimenta, com uma intervenção global e genérica sobre eficiência energética. Alertou para o facto da geração actual estar “a cometer um grande atentado contra as gerações seguintes” e, caso continue assim, o planeta não vai sobreviver, referindo que só nos últimos 60 anos, a temperatura média do planeta aumentou 1º C e as consequências já se começam a reflectir. Garantindo que “não é possível gastar o nível de energia que gastamos actualmente, para satisfazer as nossas necessidades”, deu uma explicação sobre os possíveis recursos para substituir o petróleo no futuro.

De seguida, foi a vez do Dr. António Leitão Amaro intervir sobre as políticas de desenvolvimento sustentáveis a nível nacional, começando por especificar o trabalho que tem sido efectuado por parte do PSD, a nível ambiental. Reforçando as palavras do Eng.º Carlos Pimenta, referiu que é urgente começarmos a ajustar os nossos comportamentos, uma vez que estamos a gastar aquilo que não temos, caminhando, assim, num rumo insustentável. No entanto, a solução para a promoção da sustentabilidade parte por ser também sustentável e a longo prazo. Terminou, a sua intervenção, definindo aspectos para políticas de ambiente mais sustentáveis no nosso país.

Por último, interveio o Dr. Carlos Bodião centrando-se nas medidas de sustentabilidade, relativamente ao Concelho de Odivelas. Mencionou que “não há uma política de reciclagem no nosso Concelho” e acentuou que deve haver uma compensação aos munícipes pela reciclagem que fazem, de maneira a todos beneficiarem e esta não ser apenas uma área de negócio. Para finalizar, expôs as boas a e más práticas de utilização dos recursos existentes em diversos espaços do Concelho e deu, como exemplo de um jardim sustentável, o jardim Botânico de Famões, onde existem candeeiros solares, a rega é gota a gota, com controlador que mede a humidade do ar e liga/desliga o sistema automaticamente e, na substituição de relva, há plantas que exigem uma quantidade mínima de água.

Abriu-se um período de questões feitas pela plateia, que passaram pelas energias renováveis, carros eléctricos, reciclagem e meios de transporte, às quais os oradores responderam com bastante clareza.

Sendo a Sustentabilidade Ambiental um tema importante e do interesse de todos, os oradores, com o seu enorme conhecimento que têm deste assunto, conseguiram agarrar a assistência de uma forma dinâmica e, decerto, que esta ficou melhor informada, com uma visão mais consciente do presente e do futuro e com uma maior força de vontade para mudar.

A forma como encaramos as alterações climáticas e como cuidamos dos recursos naturais de que dispomos fará cada vez mais a diferença no nosso futuro. É urgente mudar os nossos hábitos, e educarmos as novas gerações a preservar a Terra.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget