Halloween Costume ideas 2015

Ninguém tenha dúvidas, a Gasolina e o Gasóleo vão custar 2€/litro ainda esta década!

Concerteza, até 2015 (se não for antes), o litro de gasolina e muito certamente o do Gasóleo vão custar 2€ ou mais!

Para muitos poderá parecer uma surpresa, mas o «ouro negro» vai mesmo fazer jus ao nome que lhe é atribuído, muito em breve. E "todos" têm a ganhar com isso: Estado, petrolíferas, operadores do mercado, revendedores e especuladores.

É que se os impostos contam muito no preço final dos combustíveis, também a muitos interessa que o preço sempre suba para compensar quebras de consumo e ajudar a ter ganhos nos produtos financeiros derivados sobre o crude!

Desde há algum tempo que alertamos para este facto, neste blog. De facto, representando os impostos sobre os produtos petrolíferos (ISP e IVA) cerca de 60% do preço final dos combustíveis e os outro 40% receita dos operadores e especuladores deste sector, para muita gente esta é uma win win situation.

Será cada vez mais incomportável, uma excentricidade, para qualquer comum mortal abastecer a sua viatura! Curioso é saber que segundo dados da UE, depois de impostos, os preços médios dos combustíveis praticados em Portugal ocupam a 5.ª posição no 'ranking' dos 27 Estados-membros. No entanto, como é sabido, temos dos piores senão mesmo o pior poder de compra na Europa!

A solução? No imediato será evitar o consumo, privilegiar os carros mais eficientes, andar mais a pé e usar mais de transportes públicos. Não há outra!

Mas há aspectos positivos neste aumento exponencial do preço dos derivados do petróleo: a diminuição do consumo e consequente diminuição da poluição atmosférica, a racionalização do uso de combustíveis e o incentivo às alternativas energéticas e ao menor uso e detenção de carros particulares em detrimento do transporte público.

Esta tem também de ser uma oportunidade para incentivar os hábitos saudáveis, o uso da bicicleta e do andar a pé, para curtas distâncias. A verdade é que, muitas vezes, para distâncias pequenas continuamos a usar o carro gastanto combustível apenas por comodismo.

Ninguém tenha dúvidas, o tempo dos combustíveis baratos acabou!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget