Halloween Costume ideas 2015

3ª edição do Fórum de Estudantes!


Em Março de 2009, a JSD Odivelas, numa ideia pioneira a nível nacional, convidou todas as Associações de Estudantes (AE's) das Escolas Secundárias do concelho de Odivelas - Odivelas, Ramada, Pedro Alexandrino (Póvoa de Santo Adrião), Braamcamp Freire (Pontinha) e Caneças - e do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), para um encontro conjunto, de modo a que se pudesse debater a realidade de cada instituição e uma visão jovem do concelho.

Vários jovens de cada Associação de Estudantes souberam identificar e debater as suas dificuldades, anseios e novas ideias, sempre ao mais alto nível. Em 2011, voltámos a organizar este espaço de discussão e participação juvenil e estudantil e no passado dia 1 de Março de 2012, tendo em conta a reforma curricular do Ensino Básico e Secundário, bem como potenciais reformas a nível do ensino superior, a JSD Odivelas voltou a reunir os estudantes do concelho de Odivelas para ouvir a sua voz!

Além do mais, como os protagonistas mudaram e, por isso, a visão da mesma realidade pode também ter mudado, ou não. Faz todo o sentido voltar a dar voz a quem nunca é ouvido. Deste modo, a JSD Odivelas organizou o III Fórum de Estudantes de Odivelas, que se realizou na passada 5ª feira 1 de Março, pelas 21h, na Biblioteca Municipal D. Dinis.

Tendo em conta o sucesso das edições passadas deste Fórum de Estudantes de Odivelas e do seu conceito inovador a nível nacional, o Presidente da JSD Nacional e Deputado, Duarte Marques marcou presença, bem como a Regional de Lisboa da JSD, através da sua Presidente e Deputada Joana Barata Lopes, decidiu associar-se a esta iniciativa para também dar início a um projecto de actividades, intitulado “Há Conversa”, desta vez sobre Educação.

Marcaram presença neste Fórum de Estudantes mais de cinquenta jovens estudantes, maioritariamente de todas as escolas secundárias públicas e privadas (ICE) do concelho de Odivelas, como também de outros concelhos do distrito de Lisboa, incluindo alunos do Ensino Superior. Estes jovens tiveram oportunidade de transmitir a sua opinião e colocar questões, seja sobre a reforma curricular, seja sobre a realidade das suas escolas, sobre também o Ensino Superior aos dois convidados de luxo: os Deputados Amadeu Albergaria e Emídio Guerreiro, coordenador e vice-coordenador dos Deputados do PSD na Comissão de Educação da Assembleia da República, respectivamente. Todas as dúvidas colocadas foram esclarecidas, foram ainda apontadas, pelos Deputados convidados, algumas sugestões para a discussão parlamentar como: a pertinência ou não de algumas disciplinas do Ensino Secundário, o funcionamento dos órgãos das escolas e universidades, a necessária reorganização da rede de Ensino Superior, as fases de exames, o devido acompanhento psicotécnico das escolas, as dificuldades de muitos alunos e consequente bom funcionamento da acção social escolar, a responsabilidade das famílias e dos próprios alunos na escolha dos estabelecimentos de ensino e do seu percurso académico, entre outros assuntos. No que diz respeito à Educação, os estudantes raramente são ouvidos, o que é um erro, porque são a fonte e sentido do Ensino! A JSD, como legítima representante dos jovens estudantes, não quis deixar de ouvir a sua opinião.

Foi (mais uma) vez de se ouvir a voz dos Estudantes!

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget