Halloween Costume ideas 2015

JSD contra a obesidade infantil!


Recentemente, a JSD apresentou algumas medidas tendentes ao combate à obesidade infantil, através de um projecto de resolução na Assembleia da República, que veio a ser aprovado no passado dia 10 de Março. Este diploma prevê algumas medidas para o combate a um dos grandes flagelos de que sofre a sociedade ocidental moderna, o excesso de peso, e que é uma das causas típicas que provoca doenças cardiovasculares e perda da qualidade de vida da população. A segunda maior causa de morte precoce (menos 30 anos) em Portugal e na Europa são as doenças cardiovasculares, por falta de exercício físico e por obesidade. Concretamente em Portugal, “28% a 29% das crianças e dos adolescentes têm excesso de peso ou são obesos e as doenças cardiovasculares são a segunda maior causa de morte precoce.” As crianças devem, pois, adquirir hábitos alimentares saudáveis desde cedo, de modo a inverter esta tendência e a evitar que mais tarde venham a sofrer as consequências negativas decorrentes de uma má alimentação. Este configura-se como um dos problemas mais graves em relação à saúde infantil, especialmente no nosso país.

O projecto de resolução previa determinadas medidas a adoptar, de entre as quais se destacam:
a) a padronização dos alimentos com etiquetas, com a identificação dos alimentos dependendo do seu grau calórico, com etiquetas verdes ou vermelhas e, em consequência, a restrição da venda nas escolas de alimentos identificados com a etiqueta vermelha, considerados alimentos não saudáveis; os alimentos saudáveis, identificados com a etiqueta verde, poderão ser vendidos quer nas escolas, quer nos estabelecimentos limítrofes;
b) um intercâmbio contínuo entre os vários intervenientes na educação das crianças e jovens, ou seja, as escolas, comunidades agrícolas locais, dietistas, nutricionistas e associações de pais. Estas reuniões promoverão a criação de uma estratégia conjunta;
c) a utilização dos serviços públicos de televisão, para que, nos horários mais propensos ao acompanhamento dos jovens sejam exibidos anúncios com as consequências da obesidade.

Este projecto de resolução apresentado na Assembleia da República resultou de uma proposta elaborada sob a forma de moção, discutida e aprovada no Congresso da JSD em Coimbra. Nasceu, originariamente, na secção de Odivelas, elaborada pela nossa Vogal Daniela Duarte, pelo que, em seu nome, a secção de Odivelas está de parabéns! Não só deu um importante contributo para o debate na estrutura mas, em especial, um contributo para a juventude portuguesa e para o país!

O projecto de resolução foi apresentado pelo Deputado Simão Ribeiro, da bancada do PSD, no Plenário da Assembleia da República. Aqui fica a sua intervenção:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget