Mas a qualificação não era uma bandeira deste Governo? Onde estão os resultados? (E não vale a pena vir com a demogogia que 4 anos não são suficientes...)
Sendo a formação um dos pilares fundamentais no progresso e evolução que qualquer país ambiciona alcançar, não deviamos permitir que a crise económica que o país enfrenta provoque o abandono escolar.
Aliás, esta mesma noticia dizia que o factor económico não é a principal causa de abandono escolar! O estudo tem de compensar o custo de oportunidade de não trabalhar!
A verdade, infelizmente, é que actualmente quase 50% dos alunos Portugueses desistam da escola durante o ensino Secundário. E se a intervenção não for feita ao nível social, estes números não vão baixar!
Mas como é possível metade dos alunos não completarem o ensino Secundário? De quem é a culpa? O que dizem os responsáveis?
Na foto do lado, é possível ver as opiniões de responsáveis socialistas sobre o papel dos professores em Portugal! Destaco a frase de Jorge Pedreira: "Caso haja um grande número de professores a abandonar o ensino, sempre se poderiam recrutar novos no Brasil"
Os professores têm razão ao dizer que se está a burocratizar demasiado o ensino e cada vez a ensinar menos aos alunos!
Sim, a Senhora (e actual) Ministra da Educação é uma das culpadas desta situação, mas não está sozinha "neste barco"! O Partido Socialista é também o grande culpado de toda a situação que vivemos!
José Sócrates e a sua Ministra andam a brincar à propaganda política em início de ano lectivo, hipotecando desta forma o futuro dos mais jovens, privando-os de uma educação pública de excelência e de rigor, por força desta se encontrar substancialmente voltada para os resultados.
Tudo isto é simples. Enganam-se os miúdos, os pais, o sistema educativo e afundamos o futuro do que de melhor Portugal tem - a competência educacional dos seus cidadãos. No futuro veremos quem irá pagar esta pesada factura...
"O povo não esquece que esta crise é do PS!"
É preciso mais qualidade nas escolas, mas também que recuperar os valores da família, fazer com que o nucleo familiar integre a escolaridade nos sonhos dos seus jovens! Precisamos que os professores voltem a ganhar peso e importância na Educação dos alunos, que voltem a ser um exemplo para os alunos e não apenas "uns chatos"!
É sabido, mas não é demais dizê-lo, Portugal só será bem sucedido se apostar na formação e na qualificação superior dos Portugueses, que só assim serão bem sucedidos numa Europa do conhecimento e numa economia que cada vez mais se irá basear na inteligência e no mérito da ciência e da tecnologia para vencer os conflitos de um mercado mundial.
Eu, inclusive, sou um defensor da implementação da educação pelo exemplo. Aconselho o programa "Aprender a Empreender" (http://www.japortugal.org/), que na minha opinião devia ser massificado a nível nacional, promovendo o ensino dado por profissionais que tenham sido alunos na respectiva escola, por forma a demonstrar aos alunos de hoje que é possível estudar na sua escola e ser "alguém na vida"! Assim sim,se combate do abandono escolar!
Esperamos que o novo Governo reconheça o mérito das propostas da JSD, não para bem e reconhecimento da JSD, mas fundamentalmente para o bem dos estudantes que tantas dificuldade enfrentam no momento que o País atravessa.
Abaixo, uma caricatura (ainda bem que não fomos nós a fazê-la) do actual sistema de ensino, que contribui decisivamente e negativamente para o estado das coisas: