Halloween Costume ideas 2015

A Anatomia da Universidade de Verão!

Experiência marcante para quem participa,
Conceito ímpar no panorama político europeu,
Exemplo de excelência para garantir um futuro de esperança.

Eis uma frase que poderia resumir a Universidade de Verão (UV), organizada pelo PSD, pelo Instituto Sá Carneiro, pelo PPE e pela JSD e que já vai na sua 7ª edição, sempre liderada pelo Magnífico Reitor Carlos Coelho.

Mas antes de tudo, é de imaginar, na sociedade em que vivemos, que várias centenas de jovens se dariam ao trabalho de se candidatar a uma semana de formação política intensa, abdicando dessa mesma semana para férias na praia, ou num festival, ou a viajar, ou, simplesmente, a descansar?

Pois é, é verdade! Afinal ainda há muita e boa malta jovem que se preocupa a sério com o futuro do seu país.

Mas, se calhar, candidatam-se porque não sabem ao que vão…?

Se soubessem o que lá se faz:

Levantar cedo, tomar o pequeno-almoço, aula de duas horas e meia às 10h, almoço, algum tempo de trabalho de grupo, aula de duas horas e meia às 14:30, trabalho de grupo, jantar, conferência, trabalho de grupo, tudo intervalado com convívio, fazer três trabalhos ao mesmo tempo, prazos a cumprir, fazer perguntas, dar sugestões, ser pontual imperativamente, uff…

Toda a gente entra com receio, dúvida se consegue acompanhar, consegue cumprir, a malta até é fixe e, no fim, saem quase todos a chorar de saudades…

A verdade é que na UV não se formam só políticos… Formam-se, acima de tudo, pessoas!

Pessoas capazes de pensar no seu país, conscientes da responsabilidade do que é o Bem Comum (já tão esquecido…) mas tudo envolto numa mistura fantástica de trabalho, diversão e desenvolvimento.

Aprende-se a ser pontual, a trabalhar em equipa, em ser individuo em equipa, espírito de liderança e de entreajuda, de cumprir prazos, de trabalhar sobre pressão, de controlo do stress, de confiarem uns nos outros, a competir saudavelmente, a ser organizado e auto-disciplinado, a conhecer os nossos próprios limites, a improvisar e adaptar, a saber transmitir o que desejamos, a argumentar… e ainda há tempo para ouvir e falar de economia, de ética, de política internacional, de ambiente, do Estado, da UE, de Lisboa e do Porto, entre tantas coisas…

E o mais incrível de tudo, consegue-se aprender isto tudo e muito mais, com duas coisas essenciais: criando laços de amizade e divertindo-se.

Cem jovens, oriundos de quase todos os distritos do país, dos 16 aos 30 anos, com equilíbrio entre sexos, experiências de vida completamente diferentes, faz com que se conheça um pouco da realidade muito rica que Portugal tem.

A organização é sempre criteriosamente escolhida, aliando sempre a experiência e a inovação e que faz com que a UV seja uma marca de qualidade e de excelência reconhecidas. Uma equipa de incansáveis pessoas, super-prestáveis, animados, enérgicos, de grande criatividade e inteligência. O que se podia pedir mais?

Mas isto tudo não seria possível se não fosse um grande homem: Carlos Coelho. Homem que olha para a juventude, não como um desperdício, mas como uma esperança, homem que ensina tudo o que foi descrito em cima porque a sua vida é exemplo disso, homem que sabe que com formação somos melhores, e se somos melhores Portugal é melhor. Carlos Coelho torna-se para muitos o embaixador da Ética, da Responsabilidade, da Capacidade, do Trabalho, do Respeito que a política deve ser ao serviço das pessoas. Carlos Coelho é a alma da UV, um inspirador!

É com muito orgulho que encabeça a nossa lista candidata à Assembleia Municipal de Odivelas e presidirá os seus trabalhos nos próximos quatro anos.

Este ano tivemos a participação da nossa vogal da Comissão Política, Carla Marcelino, na foto ao lado acompanhada do Bruno Duarte (Vice-Presidente da JSD Odivelas), Carlos Coelho, Marco Almeida (Presidente da JSD Odivelas) e por mim.

A Carla teve fantásticas intervenções e colocou questões pertinentes, sendo até considerada uma das melhores oradoras. Está verdadeiramente de parabéns! Orgulha a JSD Odivelas, orgulha os jovens odivelenses.

Tive a oportunidade de ser um dos 100 alunos da Universidade de Verão (UV) de 2008 e tive a rara oportunidade de ser um dos cinco conselheiros da UV 2009. A Universidade de Verão ensinou-me muito… conto retribuir!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget