Halloween Costume ideas 2015

Natalidade: a (in)sustentável leveza do nosso futuro

A propósito das recentes declarações do Primeiro-Ministro sobre importância da Natalidade, desejando que esta seja uma prioridade Europeia nos próximos 5 anos, a JSD Odivelas só pode saudar esta posição!

De facto os dados não são animadores! Os Censos 2011 espelham um País envelhecido: 129 idosos para cada 100 jovens. A Taxa de Crescimento Natural apresenta valores negativos de – 5‰, o que significa que por cada mil portugueses que morrem nascem 995.

O Índice de Fecundidade (número médio de filhos por mulher) tem vindo a decrescer: em 2001 foi de 1,46; em 2011 foi de 1,37, em 2012 foi de 1,28 (quando em 1960 era de 3,20). Atualmente, Portugal tem o 2º índice sintético de fecundidade mais baixo do mundo. Somos o 6º país mais envelhecido do mundo.

Ora, estando em causa a renovação geracional da população portuguesa e a sustentabilidade do atual estado social, torna-se necessário tomar medidas tendentes à inversão da atual tendência, no sentido de aumentar a taxa de natalidade e o índice sintético de fecundidade.

Neste sentido, recordamos o trabalho efetuado pelo Gabinete de Estudos da JSD nacional, liderado pelo nosso companheiro e Presidente da Mesa do plenário da JSD Odivelas, Paulo Pinheiro, em que pretende contribui para defender a Natalidade e contribuiu com várias propostas.

Podes ver aqui as propostas da JSD para combater a diminuição da natalidade!

Link: http://www.cms.jsd.pt//upload_files/client_id_1/website_id_1/Natalidade%20-%20a%20(in)sustentavel%20leveza%20do%20nosso%20futuro.pdf

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget