Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas visitou o Centro Oficial de Recolha Animal do Concelho de Odivelas (CORACO)

No dia 7 de Junho, acompanhados pelo Sr. Vereador da Câmara Municipal de Odivelas, Carlos Bodião, a JSD Odivelas visitou o "Parque dos Bichos" (CORACO).

Num País onde o abandono de animais é ainda uma prática comum - em 2010 o número de cães e gatos recolhidos foi de cerca de 37.000 - nem todos são salvos com sucesso...

O Sr. Vereador Carlos Bodião e responsável pelo Gabinete do Médico Veterinário Municipal  foi um dos responsáveis pela criação e desenvolvimento do Parque dos Bichos (Centro Oficial de Recolha Animal do Concelho de Odivelas) preparando-o para o acolhimento e recepção dos animais errantes do nosso concelho.

"Quando eu tomei conta desta estrutura a política não era esta, a política era de abater os animais e foi preciso mudar o paradigma de saúde animal do concelho de Odivelas e depois convencer uma pessoa que estava formatada para implementar essa política" explicou o Sr. Vereador Carlos Bodião á JSD Odivelas.

Localizado numa zona isolada, o Parque dos Bichos passa despercebido aos transeuntes que por ali passam e se não fosse pelo latir dos animais que por ali vivem... Este espaço dispõe de 18 boxes para alojamento de cães, 3 boxes para os casos de quarentena e 3 boxes destinadas a sequestro sanitário. O espaço não dispõe, por enquanto, a valência de Gatil.

Embora sejam muitas, as associações de albergue e protecção dos animais, o número de abandonos não dá sinais de abrandar e nem todos possuem condições necessárias para albergar ou prestar cuidados de saúde básicos aos animais que recebem. A falta de fiscalização e incumprimento da lei que obriga á identificação com "microchip" são alguns dos motivos que levam ao aumento desta amarga realidade.

No Parque dos Bichos, após a identificação dos casos e recolha do animal, estes são encaminhados para as instalações desta instituição que, acompanha cada um dos casos com particular atenção e cuidado. Será importante referir que o Parque dos Bichos se compromete a zelar pelos interesses dos animais prestando cuidados de saúde, acompanhamento e manutenção antes, durante e após processo de adopção. Esta instituição acompanha cada um dos animais que alberga de modo a garantir que o mesmo não volte a ser abandonado e que seja tratado com todo o carinho e cuidado que merece.

Infelizmente a capacidade de acolhimento desta instituição não é muito grande e muitos dos animais que são recolhidos precisam de vários dias de recuperação. De momento, o Parque dos Bichos não recebe animais com dono, uma vez que uma das competências de um canil municipal é acolher e ajudar cães de rua/abandonados. Muitos são os pedidos de ajuda a este centro e a JSD Odivelas pode verificar que o mesmo funciona já no limite das suas possibilidades de acolhimento.
No dia 28 de Outubro de 2010, a JSD Odivelas apresentou na Assembleia Municipal, através dos companheiros Bruno Duarte e Paulo Pinheiro, um voto de congratulação pela inauguração do Canil/Gatil deOdivelas o qual que foi aprovado com os votos favoráveis do PSD, PS, CDS, PPM e MPT com as abstenções da CDU e BE. Reforçámos ainda o nosso apoio por esta causa através da promoção dos animais disponíveis para adopção na 1.ª edição darevista da JSD Odivelas “Kont@cto Magazine”.

Há cada vez mais famílias a entregar animais de estimação nos canis. Aumentam as queixas de maus tratos e são abandonados por ano, mais de 10 mil animais só em Portugal. Meio milhão dos que são encontrados nas ruas não tem dono e em muitos casos ainda coexiste nas Câmaras Municipais a ideia de abater os que vagueiam sem casa ou destino....

Deixo-vos um pequeno vídeo da ONG portuguesa União Zoófila, contra o abandono de animais:

Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget