Halloween Costume ideas 2015

Renováveis atingem mais de 50% da produção nacional

Apesar de o consumo de eletricidade continuar a aumentar (comparando os mesmos meses em anos anteriores), a produção nacional de energia renovável em 2013 conseguir responder a mais de 50% das necessidades nacionais, de acordo com os dados da REN. Corresponde a um aumento de quase
15% comparando com o nível de produção de 2012.

E se o aumento da procura não é desejado (até pelo consequentemente aumento dos preços), o aumento da produção de energia de fontes renováveis tem de ser motivo de satisfação! De facto, até ao final de outubro de 2013, o consumo nacional de eletricidade foi garantido em 28% pela energia hídrica, 23% pela energia eólica, 6% pela biomassa e 1% por energia fotovoltaica! O restante foi garantido pelas centrais de carvão (22%) e de gás natural (14%).

Os indicadores para 2013 foram bons, mas isso não garante o futuro. Portugal está a aumentar a produção de energia de fonte renovável, mas a capacidade instalada apenas garante 30%-35% em pico de consumo. Por isso, é preciso apostar em definitivo na biomassa e energia fotovoltaica até atingirem a maturidade como foi conseguido com a energia hídrica e eólica.

E apesar deste bom indicador, não deixo de notar que o aumento do consumo de eletricidade se deve aos efeitos de temperatura, desafiando os céticos do aquecimento/arrefecimento global. As alterações climáticas estão aí e vieram para ficar. E Portugal tem de entender que quando menos dependente de fontes naturais estiver, melhor!

Temos de conseguir diminuir drasticamente as importações de gás natural, carvão e outras fontes não renováveis, por forma a diminuir a dependência energética do exterior! E consequente dívida ao exterior.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget