Halloween Costume ideas 2015

Promoção de hábitos alimentares saudáveis no arranque do ano lectivo

A obesidade infantil em Portugal assume, hoje, valores preocupantes sendo um dos mais sérios problemas de Saúde Pública.

De acordo com a segunda fase do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative –COSI Portugal 2010, 30,2% das crianças portuguesas apresentam excesso de peso, das quais 14,3% são obesas.

A prevenção e promoção para a saúde nesta faixa etária é fundamental para que as crianças e jovens de hoje não sejam os adultos obesos de amanhã. 

Vagueando pelas escolas portuguesas nos intervalos, observa-se logo pela manhã estudantes que carregam nas suas mãos, refrigerantes, bolos, fritos e chocolates. Estas são as ofertas do típico bar escolar das escolas portuguesas.

O cenário típico destes bares carregados de bolos, refrigerantes e alimentos com elevada densidade energética e fraco conteúdo nutricional, será a partir deste ano, uma realidade diferente.

A Direcção-Geral da Educação em conjunto com a Direcção-Geral de Saúde e a Ordem dos nutricionistas elaborou um documento com as linhas orientadoras que os bares escolares deverão seguir para promover o consumo de alimentos saudáveis nos jovens.

Os alimentos disponíveis nas escolas terão de obedecer a novos critérios sendo que terão de existir o triplo de alimentos a promover em relação aos alimentos a evitar.

Assim, pretende-se incentivar o consumo de alimentos como sumos naturais, fruta, saladas, leite e pão e limitar o acesso a bolos e bolachas.

Os refrigerantes, fritos e folhados deixam de ser comercializados. Os néctares só serão vendidos se tiverem mais de 50 % de polpa de fruta. Os bolos, chocolates e gelados vão continuar a ser comercializados a preços mais caros e terão de ter um valor energético máximo de 250 calorias por unidade. Esta limitação fará com que por exemplo um pastel de nata possa ser vendido mas no caso do palmier tal não acontece.

A fiscalização estará a cabo da direcção das escolas e a Direcção-Geral da Educação deverá também monitorizar o cumprimento destas regras.

Através desta directriz pretende-se que os alunos possam fazer opções cada vez mais saudáveis através de um acesso facilitado a estes alimentos. 

Os pais não devem demitir-se desta acção, sendo também co-responsáveis pela promoção destes hábitos também em casa.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget