Halloween Costume ideas 2015

Aproximar as universidades dos negócios

O novo ano letivo inicia-se, com muita mudança, mas infelizmente ainda falta muita melhoria em especial no Ensino Superior!
Por muito que alguns não o queiram admitir, uma das principais razões do desemprego jovem é a falta de adequabilidade do ensino superior Português à realidade do mercado de trabalho. O excesso de cursos sem saída profissional, sem emprego em Portugal e com demasiados numerus clausus.

E ninguém tenha dúvidas, manter cursos sem empregabilidade tem custos elevados que inevitavelmente são pagos pelos contribuintes e em última análise pelos próprios alunos de outros cursosSerá justo pedir aos alunos de cursos com empregabilidade que mantenham as propinas altas de modo a garantir que há dinheiro para manter cursos sem empregabilidade abertos?

Os mais criticos afirmam que as universidades estão longe das empresas, da realidade, e que apenas ensinam teoria e pouca prática! E por isso mesmo muitos empregadores dizem-se insatisfeitos com vários candidatos que entrevistam.

Desta forma também não estamos a ajudar as empresas a melhorarem o seu rendimento! Este Governo tem o melhor programa de combate ao desemprego alguma vez visto, mas temos de pedir às empresas, aos agentes económicos, às universidades, às IPSS e aos outros Partidos que contribuam para esta causa que é o emprego jovem!

É urgente adequar o ensino superior à realidade do mercado de trabalho. É por demais evidente que há hoje demasiados cursos sem empregabilidade.

Há vários politécnicos e universidades em distâncias inferiores a 60km entre elas, o que torna evidente que é necessária uma reorganização da Rede de Ensino Superior, actualmente desfasada face à realidade e geradora de grande despesismo, necessitando-se, assim, que haja coragem política de racionalização.

A JSD já desafiou o Governo, é preciso ter coragem para acabar com cursos e cadeiras que não têm empregabilidade e/ou que não têm utilidade!

É claro que as pessoas são livres de tirar o curso que entenderem e com a cadeiras que mais gostarem! O que não é justo é exigir que todos os Portugueses o paguem através dos seus impostos e depois ainda tenham que pagar pelo facto de essa pessoa não conseguir ingressar na vida ativa!

Apenas uma curiosidade, foi o Primeiro-Ministro António Guterres do Partido Socialista que fez crescer o número de cursos superiores inúteis, com a sua «grande» paixão pela Educação! Onde estavam nessa altura, todos os que reclamam hoje?
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget