Halloween Costume ideas 2015

Odivelas na Formação SABER + da JSD!

Realizou-se no passado dia 28 de Abril, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve em Faro, mais uma edição do Curso de Formação Saber +, destinada a potenciais futuros dirigentes da JSD, desta feita para as Regionais de Lisboa, Leiria, Setúbal, Algarve, Évora e Beja. 


A Formação Saber +, que já havia tido uma edição para as Regionais do Norte e outra para as Regionais do Centro (realizadas em Vila Real e no Fundão respectivamente), tem como fundamental propósito instruir os formandos a respeito da ideologia social democrata, expondo e aduzindo para a sua vertente histórica e ainda explanando aquele que é o modelo organizativo e estrutural da JSD.


A sessão de abertura do Curso de Formação iniciou-se com um Aula leccionada pelo ex-Presidente da JSD, Pedro Rodrigues, que nos apresentou uma resenha histórica do PSD e da forma como surgiu a JSD, fazendo alusão aos Ex-Presidentes da Juventude Social Democrata e fundamentando o conceito ideológico de Social Democracia, quer no contemporâneo quer à sua “nascença”.







segunda aula do Curso ficou a cabo do Vice-Presidente da JSD Nacional, André Pardal. Coube ao mesmo a tarefa de falar da estrutura e funcionamento da JSD, ao nível concelhio, regional e nacional, com especial incidência para a forma como esta se organiza, que competências cada órgão revela e que recentes alterações houve ao nível estatutário. Uma abordagem mais teórica e técnica que a anterior mas também ela de extrema importância para o entendimento da metodologia da nossa “casa”.

Seguiu-se o Almoço-Conferência, onde fomos brindados com a presença do Eurodeputado Carlos Coelho, que nos falou sobre “A Social Democracia nos dias de hoje”. Falou-nos também da sua visão sobre os partidos políticos em Portugal, com assento na Assembleia da República (no que à ideologia diz respeito) num contexto que este intitula por “ Contra o Simplismo Linear”. Foi assim possível reforçar as diferenças existentes entre os demais, tendo em conta um posicionamento mais ou menos Liberal, conservador, social e ou democrático.
Da parte da tarde foram formadas Equipas de trabalho com o objectivo de preparar uma simulação de um cenário político real: A Apresentação de uma candidatura a uma Comissão Política concelhia. Cada Equipa correspondia a uma das listas, as quais apresentavam em plenário, uma Moção de estratégia global correspondendo às linhas orientadoras de cada candidatura. A Simulação ocorreu sob o escrutínio do Vice-Presidente da JSD Nacional, Simão Ribeiro, que diplomaticamente desempenhou o papel de Presidente de Mesa da fictícia concelhia. A tarde ficou marcada pelo dinamismo, naquele que foi uma simulação de um verdadeiro combate político recheado de boas ideias e propostas. O grupo de trabalho vencedor foi a Equipa da “Cortiça”. Destaque para as intervenções dos Vice-Presidentes da CPS de Odivelas, Pedro Roberto, Carla Marcelino e do militante Rodolfo Cardoso e ainda para a presença do Presidente da JSD Odivelas Paulo Pinheiro, na qualidade de conselheiro do Curso de Formação Saber+.
A implementação de um Programa Nacional de Formação Política tem sido uma das principais bandeiras que a JSD tem defendido. Prova disso mesmo foi a recente proposta da JSD no 34º Congresso do PSD, propondo que 5% do orçamento anual do Partido seja destinado à formação política dos militantes (A qual fora aprovada). É fundamental o atribuir de competências ímpares no panorama político das juventudes partidárias em Portugal, tornando-nos a nós Jovens, um intérprete no futuro do país. Somos hoje, a geração melhor preparada e qualificada de sempre em Portugal e somos hoje, a juventude partidária que mais aposta na formação dos seus quadros! A universidade de Verão, a Universidade da Europa, a Universidade do Poder local e a Formação Saber + são marcas claras do trabalho que tem sido desenvolvido.

A Formação está no nosso ADN! 
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget