Halloween Costume ideas 2015

Chairmen's Conference terminou no passado dia 13 de Maio

JSD recebeu, em Lisboa, líderes de 33 juventudes partidárias europeias para acordarem um manifesto comum contra o Desemprego Jovem

Os líderes das juventudes partidárias do Partido Popular Europeu (PPE) reuniram-se nos passados dias 10 a 13 de Maio, em Portugal, na vila de Cascais e em Lisboa, para debater em conjunto soluções para o "Desemprego Jovem", uma realidade crescente e preocupante em vários países europeus, num encontro que contou com a participação do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.
Este evento internacional organizado pela JSD teve um elenco de convidados oradores de luxo: desde o Ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, que falou sobre as medidas públicas para o promover o investimento e a mobilidade dos jovens; António Borges, exDirector do FMI para a Europa, que fez uma intervenção sobre qual o caminho que as novas gerações têm de tomar para sair e vencer a crise; a anterior ministra do Trabalho, Helena André, ex Secretária Geral Adjunto da Federação Europeia de Sindicatos. que falou como o desemprego jovem é uma realidade comum na Europa e um desafio necessário de ser vencido pela União Europeia; o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, que falou sobre o exemplo INOVContact; o Eurodeputado Carlos Coelho, que falou sobre os novos desafios e as novas causas da Juventude; o Presidente da associação europeia de business angels – EBAN -, Paulo Andrez, que falou sobre como reforçar e potenciar a inovação e o empreendedorismo na Europa como resposta à crise, o eurodeputado Paulo Rangel que falou da importância de haver uma maior coesão entre os países da União Europeia para vencer e superar esta crise, pedindo uma Europa mais política e solidária, e o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, que encerrou o painel de oradores convidados de excelência, falando do potencial das novas gerações.
A JSD acolheu também as comemorações dos 15 anos do YEPP, e atribuiu pela primeira vez o YEPP Freedom Prize, que pretende destacar o trabalho de um ou mais jovens em prol da democracia e da liberdade. O primeiro laureado foi o activista bielorusso Dzmitry Dashkevich, que se encontra preso no seu país, depois de ter organizado numerosas acções pacíficas de rua, tendo-se transformado num símbolo da luta pela democracia na Bielorussia. O regime de Lukashenko tem repelido com repressões vergonhosas e mandatos de captura. Dzmitry Dashkevich foi preso há mais de um ano, onde é periodicamente sujeito a pressão e tortura física e psicológica.
Os Presidentes das Juventudes Partidárias membros do YEPP em reunião plenária, com a presença do Eurodeputado e Secretário-Geral do PPE, Christian Kremer, acordaram, através de um manifesto conjunto, a necessidade de maior empenho no próximo Quadro Financeiro PlurianualA declaração reforça também a urgência numa melhor coordenação dos programas já existentes relativamente ao emprego.
Para que se consigam criar empregos, tem de ser dada maior atenção à formação vocacional enquanto paralelamente a formação prática tem de ser reforçada quer a nível do ensino secundário quer superior. Ao mesmo tempo, os Estados-Membros devem estimular o empreendedorismo jovem, através quer de incentivos fiscais quer da redução de burocracias na criação de novas empresas.
A declaração conjunta enfatiza o voluntariado como devendo ser alvo de reconhecimento e incentive, uma vez que se trata de um contributo importante para a sociedade e que favorece uma cidadania mais activa e plena. É ainda recomendado que exista uma especial atenção para uma proteção mais eficaz de segmentos mais vulneráveis no mercado de trabalho, como sejam os cidadãos portadores de deficiência.
O YEPP entende ainda ser crucial, para se conseguir a desejada mobilidade, que sejam removidos obstáculos que dificultam muito a prestação de trabalho por parte de jovens noutros Estados-Membros.
Para além disso, são ainda necessários muitos esforços no sentido de conciliar a vida familiar com o emprego. As mães devem ser apoiadas na sua reintegração profissional designadamente através de condições de trabalho mais flexíveis e com o reforço do número de creches e jardins de infância.
O Presidente do YEPP, Csaba Dömötör sublinha que 6 milhões de pessoas perderam os seus empregos desde que se instalou a crise económica e os jovens são os mais afetados.
O facto de um em cada 5 jovens europeus se encontrar desempregadomina consideravelmente as esperanças de uma recuperação económica, da confiança nos líderes políticos, bem como o crédito na União Europeia como um todo.
Segundo Csaba Dömötör, reforço do investimento de qualidade nos apoios financeiros às empresas, melhor e mais eficaz regulação, bem como uma boa coordenação de programas são imprescindíveis para acalmar o surto alarmante que se faz sentir.

O 1.º Ministro, Pedro Passos Coelho, marcou presença, onde também teve oportunidade de se dirigir aos participantes referindo a importância destas estruturas de juventude para apresentarem soluções no combate ao desemprego jovem, bem como apresentar o seu pensamento sobre a actual situação de crise que a EU atravessa.
Mais uma iniciativa de sucesso, desta feita além fronteiras, revelando a capacidade organizadora e o espírito acolhedor bem português, o que se veio a revelar na melhor iniciativa do YEPP dos últimos anos, segundo palavras dos próprios Presidentes das Juventudes Partidárias estrengeiras, aliando ao facto de se debater eficazmente o maior flagelo que assola a Europa, e em concreto o nosso país: o Desemprego Jovem.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget