Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas visita a Freguesia do Olival Basto

Mantendo uma política de proximidade e conhecimento aprofundado das caracterísitcas e população do concelho de Odivelas, decorreu no passado dia 9 de Abril mais uma actividade inserida no projecto Roteiro da Proximidade. Desta feita, e dando seguimento ao já iniciado, os militantes da JSD Odivelas visitaram a freguesia do Olival Basto.

De forma acolhedora, fomos recebidos pelo lider da bancada do PSD na Assembleia de Freguesia do Olival Basto, José Silva e Sousa, e pelo companheiro João Brito. A nossa visita iniciou-se pelo mercado, local que não só apresenta um contecto histórico, como se caracteriza por ser um local de maior proximidade com a população, dada as actividades comerciais que aí decorrem, especialmente num sábado de manhã, onde a sua intensidade é maior.

Terminada a visita pelo mercado e zona circundante, fomos conduzidos até ao Bairro Cassapia, talvez a zona da freguesia do Olival Basto com maiores necessidades insatisfeitas. Sobretudo para quem visitou o bairro da primeira vez, deparámo-nos com uma realidade de carência, onde a sobrevivência da população se sobrepõe ao conceito de qualidade de vida. Desde habitações precárias e em degradação, passando por inêxistência de recursos das mais diversas naturezas (saneaento básico acaba por ser o caso mais flagrante), a sobrevivência desta fatia da população depende, essencialmente, da ajuda fornecida por particulares ou de insitituições de solidariedade social que lhes permita satisfazer as suas necessidades mais básicas. Uma região de carência e abandonada à sua sorte.

Para culminarmos a visita num espírito de caramadagem e entre ajuda, tivemos a oportunidade de visitar o grupo de escuteiros nº9, sediado na fronteira entre as freguesias do Olival Basto e Póvoa de Santo Adrião. À chegada fomos recebidos pelo líder do grupo de escuteiros, que nos fez uma breve apresentação dos 91 anos de história do grupo e do seu modelo de funcionamento. Não obstante de estarmos numa instituição quase centenária e que experienciou diversas vertentes da realidade portuguesa, o conhecimento a passar às novas gerações tornou-se imenso, assim como a procura que existe por este grupo não se cingir ao concelho de Odivelas, mas também pessoas de Concelhos circundantes procurarem incluir os seus filhos neste grupo centenário.

O términus da visita decorreu com um momento de convívio no centro do Olival Basto.

A mudança é uma característica das sociedades contemporâneas. Mas actividades como estas permitem-nos estarmos mais próximos da população, conhecendo a sua realidade constantemente mutável e, desta forma, adequar-se estrtégias que permitam que a sua qualidade de vida seja optimizada. É esta politica de proximidade que a JSD Odivelas manterá de forma constante.

JSD Odivelas
Sempre ao teu lado
Sempre ao lado dos que mais precisam

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget