Halloween Costume ideas 2015

8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição de Santa Maria

A festa da Imaculada Conceição, comemorada a 8 de Dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX, na sua bula Ineffabilis Deus, a 8 de Dezembro de 1854.

A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Na Constituição Apostólica Inefabilis Deus do Papa Pio IX, é instituído este dogma recorrendo principalmente para a afirmação do Livro do Génesis (capítulo 3, versículo 15), onde Deus disse: "Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela", assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar a luz à Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.

Há três séculos e meio (1646) tomámo-la por Rainha e Padroeira de Portugal, ao ponto que todos os regentes de portugal, a partir de D. João IV, não mais envergaram a coroa.

Para os católicos, Maria representa um novo começo unicamente a partir de Deus, representa uma força maternal que se estende a todos os seres humanos, um exemplo de disponibilidade, força e coragem num momento chave para a Humanidade: o nascimento de Cristo. A maternidade divina não lhe foi imposta, mas proposta pelo Anjo Gabriel (Anunciação). Aponta para um caminho de libertação no amor.

Passaram cento e cinquenta anos e o nosso Mundo mudou muito. Os avanços da civilização e da cultura excederam em vários campos as maiores expectativas de então. Onde ontem se acreditava na Humanidade, hoje mais facilmente se descrê. Onde ontem se esperava que o progresso humano resolveria em breve as múltiplas contradições da existência pessoal e colectiva, das epidemias aos conflitos bélicos, hoje mais vulgarmente se estendem o cepticismo e o pessimismo, tão dissolventes como paralisantes.

Pode-se retirar desta celebração que, sendo o pecado uma lesão da liberdade, uma incapacidade de realizar o bem, próprio e alheio, Maria optou pelo caminho oposto.

Tenhamos nós coragem de optar, em liberdade, de sermos promotores de esperança e agentes de um mundo diferente: um mundo de paz!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget