Halloween Costume ideas 2015

1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência de Portugal

Com a morte do jovem rei de Portugal, D. Sebastião, em 1578, na Batalha de Alcácer-Quibir, levou a uma crise de sucessão já que este não deixou descendência. Pela proximidade de parentesco, coube a regência ao cardeal D. Henrique, aclamado Rei de Portugal. Mas também o cardeal D. Henrique não era casado nem tinha herdeiros, a sua regência seria meramente provisória. O Rei-Cardeal morre em 1580, dando origem a uma crise dinástica.

Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha, sendo este filho de D. Isabel, filha de D. Manuel I, é aclamado rei, jurando os foros, privilégios e mais franquias do Reino de Portugal. Durante seis décadas Portugal ficou privado de rei natural, sob o que se tem designado por "Domínio Filipino".

Com o primeiro dos Filipes (I de Portugal, II de Espanha), não foi atingida de forma grave a autonomia política e administrativa do Reino de Portugal. Com Filipe III de Espanha, porém, começam os actos de desrespeito ao juramento de Filipe II em Tomar.

Sob o poder de Filipe III, o desrespeito pelo juramento de Tomar (1581) tinha-se tornado insuportável: nomeados nobres espanhóis para lugares de chefia militar em Portugal; feito o arrolamento militar para guerra da Catalunha; lançados novos impostos sem a autorização das Cortes. Isto enquanto a população empobrecia; os burgueses estavam afectados nos seus interesses comerciais; e o Império Português era ameaçado por ingleses e holandeses perante a impotência ou desinteresse da coroa filipina.

Finalmente, um sentimento profundo de autonomia estava a crescer e foi consumado na revolta de 1640, na qual um grupo de conspiradores da nobreza aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV (na foto), dando início à quarta Dinastia – Dinastia de Bragança.

O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos e paralelamente as tropas portuguesas conseguiram expulsar os holandeses do Brasil, como também de Angola e de S. Tomé e Princípe (1641-1654), restabelecendo o poder atlântico português. No entanto, as perdas no Oriente tornaram-se irreversíveis e Ceuta ficaria na posse de Espanha. Devido a estarem indisponíveis as mercadorias indianas, Portugal passou a só obter lucro com a cana-de-açúcar do Brasil.

No entanto, contra todas as espectativas, contra muitas previsões e contra a própria lógica, o país resistiu. Portugal resistiu às investidas castelhanas e ainda hoje é difícil entender como o conseguiu fazer.

O mito da aliança com a Inglaterra, nunca passou disso. Portugal encontrava-se completamente sozinho, com os países católicos a apoiarem o governo de Madrid, com o Papa a não reconhecer Portugal, e com os países protestantes nada interessados na Paz com Portugal, quando estavam interessados em atacar as possessões que ainda eram legalmente portuguesas.

Mesmo arruinado, esfomeado, decadente, o país conseguiu reunir forças para enfrentar exércitos que sabia haviam de chegar, e que sabia serem inevitavelmente muito superiores.

Temos de conhecer a História para podermos aprender. Aprender a compreender o presente para preparar o futuro.

Será que o que aconteceu à 369 anos tem algum reflexo hoje? Acorda Portugal!

JSD Odivelas
Pelos Jovens, pelo Futuro, por Portugal

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget