Halloween Costume ideas 2015

Debate sobre energia nuclear, em Oeiras, foi um sucesso!

Ocorreu no passado dia 26 de Novembro um debate com o tema “Energia Nuclear – Sim ou Não” no Auditório Municipal de Oeiras, organizado pelo Grupo de militantes Jovens Sociais-democratas de Lisboa, cujo lema é “ Ganhar um Geração”.

No painel de oradores encontravam-se pelo SIM o Eng. Pedro Sampaio Nunes e pelo NÃO o Eng. Carlos Pimenta. O debate foi acesso, cabendo a cada orador apresentar e defender uma posição sobre energia nuclear.

Para o Eng. Carlos Pimenta a aposta deverá sempre passar pela utilização cada vez mais de energias renováveis, potenciando os recursos naturais como o vento na produção de energia eólica, a captação de energia solar, por painéis domésticos e industriais, nas forças das marés e mesmo na energia geotérmica.

Defende desta forma, o Eng. Carlos Pimenta, que o indivíduo deve deixar de ser apenas utilizador de energia mas por outro lado produtor e fornecedor, ou seja, através da captação e produção doméstica das energias renováveis poder produzir além da sua necessidade e vender às empresas que as comercializam. Apresenta como maiores críticas à energia nuclear, os problemas de segurança, a viabilidade económica e a falta de solução para o armazenamento dos resíduos tóxicos.

Por outro lado, para o Eng. Pedro Sampaio Nunes, a solução para o fim dos recursos fósseis passa inevitavelmente pela energia nuclear, devendo Portugal a curto prazo potenciar a construção de pelo menos uma central nuclear.

Segundo este, a limitação das energias renováveis em Portugal é muito elevada, mesmo com as energias renováveis na sua capacidade máxima, apenas é possível uma produção entre 15 a 20% das necessidades totais de Portugal. Por este facto, a alternativa passa pela energia nuclear com uma maior capacidade de produção energética. No aspecto da segurança, segundo este, após o desastre de Chernobil, não se registaram mais incidentes com centrais nuclear e não se regista também desde ai qualquer vítima.

Alerta de igual forma que a maioria dos países Europeus possui e desenvolve centrais nucleares e que os países que integraram recentemente a União Europeia estão um passo à frente na exploração deste tipo de energia, não podendo, por isso Portugal ficar mais uma vez na cauda da Europa.

Após as intervenções coube a uma plateia com mais de uma centena de jovens, colocar as suas dúvidas e pontos de vista.

Pela Secção de Odivelas usaram da palavra para colocar questões o companheiro David Castro e o Companheiro Bruno Duarte, demonstrando uma preocupação ambiental tantas vezes defendida pela JSD Odivelas, bem como o entusiasmo de participação e envolvimento que tanto caracteriza da nossa Secção nos fóruns em que participa.
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget