Halloween Costume ideas 2015

Violência contra as mulheres Portuguesas

Ontem foi dia Internacional da Mulher, mas é importante debruçar a nossa atenção para o Relatório da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA) no que toca á violência contra mulheres. Esta realidade como já devem saber afecta não só outros Países europeus, mas também Portugal se encontra incluído nestes números.

Em Portugal, uma em cada quatro mulheres é ou já foi vítima de violência.

Estes números são verdadeiramente preocupantes e abrangem não só as agressões físicas, sexuais e psicológicas. Entre os tipos de violência mais comuns podemos encontrar: a “bofetada”, o “empurrão”, o agarrar pelos cabelos ou atirar por exemplo contra uma parede. 

Quando se fala de violência psicológica o número é ainda mais elevado: 43% da mulheres diz já ter sofrido humilhações, ameaças físicas, proibição de sair de casa, ou por exemplo ficar sem as chaves de carro por acção do companheiro. As conclusões deste estudo devem ser levadas a sério...! Isto porque 9 milhões de mulheres na União Europeia já foram violadas. A violação conjugal ocupa 31% da fatia por violação do parceiro e as mais jovens (+/- 20 anos) ocupam lugares de topo e são, por isso, as mais frágeis neste tipo de situações.

Em muitos casos amigos, colegas de trabalho ou familiares sabem do que se passa mas preferem manter-se neutros por receio de represálias ou problemas futuros.

Isto não pode acontecer!

Devem ser denunciados todos os tipos ou de actos de violência no que toca a mulheres que se sintam desprotegidas ou que vejam os seus direitos negados ou não estejam a ser respeitadas. Sempre que existam formas de agressão ou de, em ultimo caso de homicídio tentado não podemos fechar os olhos e devemos ajudar o próximo, esta deverá ser a nossa filosofia para minimizar o problema. É importante ainda referir que a forma tentada de homicídio nos casos dos relacionamentos conjugais ou de namoro, é o método mais utilizado nas camadas mais jovens, o que está cada vez mais a crescer no nosso País. 

Culturalmente a mulher Portuguesa está habituada em manter o silêncio neste tipo de casos o que também dificulta o rasteio deste tipos de casos. Muitas das vezes as mulheres casadas acabam por utilizar estratégias de sobrevivência dentro da própria casa para poderem superar esta tortura. Será que é isto que queremos para o futuro dos nossos filhos?

Ontem foi dia Internacional da Mulher, hoje é dia de pensar no/a próximo/a e ajude...!

Deixo-vos um vídeo de uma jovem Sérvia que fez parte de uma campanha de consciencialização sobre a violência contra a mulher. O formato já é conhecido, uma foto por dia durante um ano, mas o resultado é impressionante:


Fonte de informação: http://fra.europa.eu/en


Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget