Halloween Costume ideas 2015

A crise em Portugal tem culpados, não nos deixemos iludir pela TV!

Muito se tem falado sobre dívida, défice e taxas de juro. Uns estão determinados em fazer com que consigamos pagar o que devemos, outros acham que não conseguimos pagar nestas condições, outros dizem ainda que devemos pedir adiamento dos prazos acordados.

A verdade é que os juros das obrigações do Tesouro a 10 anos no mercado secundário já estão abaixo dos 4,5%, o que significa o valor médio dos juros a pagar pela República mais baixos, desde que aderimos ao Euro! É só consultar os dados do Banco de Portugal.

É bom lembrar, por exemplo, ao Eng. João Cravinho que, quando foi eleito Ministro, a taxa das obrigações a 10 anos rondavam os 3% mas quando ele saiu do Governo do PS, em Outubro de 1999, já estava nos 5,5%!! Bem acima do valor atual.
É já agora, podemos também relembrar a muitos dos 70 (que recentemente assumiram em público ser "seguidores de Sócrates") que fizeram parte dos Governos que decidiram a candidatura ao Euro 2004 com 10 estádios novos, quando a UEFA exigia só 6. E que decidiram lançar os ruinosos projetos de SCUT, "sem custos para o utilizador", que afinal saíram tão caros aos contribuintes. E muitas mais outras PPP's, como a Parque Escolar!

Hoje todos sabemos que estas decisões, dos que agora querem tentar dizer-nos que a culpa não é deles, resultaram no aumento da nossa dívida pública e que quem está a pagá-la são os contribuintes!

Todos sabemos que quem pôs o acelerador da dívida pública no máximo foram os «Sócretinos»: José Sócrates, Teixeira dos Santos, Costa Pina, Mário Lino, Paulo Campos, Maria de Lurdes Rodrigues com as suas escolas de luxo que foram uma festa para a arquitetura e agora queimam as nossas finanças.
Foram corresponsáveis pela passagem dos cheques da nossa desgraça atual. Negócios de Estado ruinosos, negócios com privados que afinal eram da responsabilidade do contribuinte. O resultado aí está, a pesar direta e indiretamente nos nossos bolsos.
E agora? Toda a gente sabe que em todas as crises de finanças públicas a única saída foi o Estado parar de fazer nova dívida e começar a pagar a que tinha sido acumulada.
Queremos que o Estado volte a fazer negócios como até aqui? Voltar a um modelo de gastos públicos ruinosos com o dinheiro dos outros?
Foram estes senhores que obrigaram ao maior aumento do IRS de sempre e à condenação da redução das pensões que se hoje afeta alguns deles, afetará muito mais a minha geração e as seguintes!

Nota final: Obrigado ao blog wehavekaosinthegarden pelas fotos!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget