Halloween Costume ideas 2015

Um congresso para futuro, com o olhar no passado

Terminou hoje o 35.º Congresso nacional do PSD. Um congresso que, infelizmente, e ao contrário do que talvez servisse melhor o Partido, não foi tão participado como muitos dizem e nem chegou «a aquecer». No entanto, algumas das intervenções farão história, apesar de ainda haver muitos com responsabilidade que continuam a viver o passado (recente) e não mostraram ideias de futuro.

O 1.º dia do congresso ficou naturalmente marcado pelo discurso de abertura de Pedro Passos Coelho, mas também da apresentação das propostas temáticas, que continuaram no Sábado por via da suspensão dos trabalhos, já passava da meia-noite de sexta-feira.

No sábado, durante a manhã terminaram as apresentações das propostas temáticas, onde naturalmente destaco a intervenção do Secretário-Geral da JSD - Simão Ribeiro que fez uma apresentação relevante sobre a moção da JSD para reformar o sistema político nacional. Este 2.º dia foi o mais importante do congresso e onde se registaram as intervenções mais substantivas, por parte dos companheiros Nuno Morais Sarmento, Luis Filipe Menezes, Paulo Rangel, Marcelo Rebelo de Sousa e Pedro Santana Lopes, além de, naturalmente, das intervenções do Presidente do Partido, Pedro Passos Coelho.

Mas a verdade é que a maioria das intervenções dos companheiros que tomaram a palavra, e mesmo a espaços, as intervenções de Pedro Passos Coelho e Luís Filipe Menezes, olharam mais para o passado do que para o presente e futuro! Desde justificações de resultados eleitorais, diagnósticos desnecessários, ataques inconsequentes a militantes que já o são mais na comunicação social do que no Partido, entre outros assuntos que de debate político só tiveram aproximação. Faltam ideias para o futuro!

Paulo Rangel e Marcelo Rebelo de Sousa «salvaram» a noite do 2.º dia e, sem dúvida, o congresso! Discursos positivos, incisivos, eloquentes e com visão a longo prazo. A «má moeda», como muitos o disseram, trouxeram as boas notícias e os melhores discursos.


E como este se trata de um texto de opinião, há a registar também a demais evidente dualidade de critérios nas inscrições e gestão do tempo das intervenções no congresso dos diversos companheiros. Fernando Ruas, criticado sobre esta gestão, refugiou-se no regulamento do congresso, mas que não justifica a dualidade. Um aspecto que, para quem não é figura nacional, é sempre injusto.

Por fim hoje, Domingo, a registar a eleição dos Orgãos Nacionais ou seja, da Comissão Política Nacional, da Mesa do Congresso, da Comissão Nacional de auditoria financeira, do Conselho Nacional e Conselho de Jurisdição Nacional que causaram algumas surpresas, tanto nos candidatos apresentados por Passos Coelho para os diversos Orgãos, como pelos resultados conseguidos para os Conselhos Nacionais.
Etiquetas:

Enviar um comentário

Emoticon
:) :)) ;(( :-) =)) ;( ;-( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ $-) (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget