Halloween Costume ideas 2015

7.ª Universidade da Europa - Dia 2

O segundo dia da Universidade Europa começou com uma sessão intitulada “Como funciona a UE?”, na qual os eurodeputados Carlos Coelho e Nuno Teixeira se focaram no funcionamento orgânico, nas instituições, e no processo legislativo, mas também acerca do Tratado de Lisboa e a perspectiva histórica que levou à assinatura deste. Como é habitual, o tema foi apresentado com a frontalidade e clareza de comunicação a que já nos habituou o reitor da Univ. Europa, apresentando-nos este tema de forma clara e organizada.

E porque o fim de semana é de trabalho, seguiu-se um almoço-debate cujo tema “Porque é que a PAC (política agrícola comum) é tão importante?” liderado pelo Engenheiro Leonel Amorim, que teve tanto de esclarecedor como de útil para toda a audiência, não fosse este um dos pilares fundamentais da UE e onde, porventura, se depositam as grandes esperanças do futuro. Precisamente com o propósito de esclarecer a audiência sobre esta aposta, o Engenheiro convidado, através da desmitificação e divulgação de alguma informação relativa a fundos de incentivo a toda a política que enriqueceu em muito o debate que se lhe seguiu.

            Enriquecendo o leque de temas discutidos até agora,  a primeira conferência da tarde sobre a PESC (política externa e segurança comum), cujo orador, Professor João de Deus Pinheiro, com um currículo invejável e uma experiência ímpar, arrebatou a audiência sem se abster de tocar em temas actuais e delicados, como a questão da invasão de privacidade por parte dos EUA “caso Snowden”, os acontecimentos de Lampedusa, a questão actual da Ucrânia, e revendo outros casos já debatidos como os massacres de Rwanda, ou o armamento do continente Africano - explicando que estes casos têm em comum e na sua origem a organização hierárquica dos valores das diferentes potências.

Depois de um breve coffee break, tivemos o momento mais dinâmico até agora, com um debate sobre perspectivas, ideias e motivações europeias – as nossas próprias convicções – que nos fizeram reflectir. Começou com duas mensagens personalizadas feitas pelo Presidente do Partido Popular Europeu Joseph Daul, e pelo presidente da Comissão Europeia José Durão Barroso. Foi-nos pedido “mais Europa”, que tomemos rédea no processo decisor e precaução aos discursos eurocépticos, que poderão significar a hipoteca do nosso futuro.

No último jantar-debate desta edição da Universidade Europa tivemos como oradora Regina Bastos, deputada do Parlamento Europeu que nos veio falar acerca do tema “Sair da Crise: Promover o crescimento e o emprego”. Foram apresentadas soluções e saídas europeias para a crise através do fomento do crescimento económico e iniciativas de empregabilidade, nomeadamente o programa Impulso Jovem, Portal EURES (Portal Europeu de Mobilidade Profissional) ou Garantia Jovem. Com contributos dos alunos e uma clareza de discurso da oradora, o tema abordado foi esclarecido e abordado de um modo pragmático.

E assim terminou mais um dia de formação política.



Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget