Halloween Costume ideas 2015

Odivelas deve implementar 100% de reciclagem no Concelho!

Marca 100R – Reciclagem 100% garantida (Sociedade Ponto Verde)


A Marca 100R é um projecto da Sociedade Ponto Verde (SPV) que teve o seu lançamento em 2008 e é hoje uma das causas mais importantes do ponto de vista ambiental no nosso país. A SPV, atendendo à preocupação crescente das pessoas para com a reciclagem (63% da população já separa as embalagens), criou uma série de mecanismos e soluções que permitem maximizar a reciclagem dos resíduos sólidos dos concelhos do nosso país, quase a 100% nalgumas situações.
A marca 100R prevê a certificação de espectáculos, espaços comerciais, recintos desportivos ou de restauração, através de uma “garantia ponto verde”, que assegure o correcto encaminhamento dos resíduos gerados nesses espaços/eventos. Uma das formas da obtenção desta garantia surge através da celebração de protocolos entre a SPV e as entidades organizadoras dos eventos, espectáculos e direcções de empresas comerciais ou cadeias de restauração no qual estes se comprometem a encaminhar correctamente os seus resíduos de embalagens. Posteriormente, a SPV assegura o encaminhamento da reciclagem desses mesmos resíduos, através da separação no recinto e do comprometimento de empresas de limpeza com formação adequada ao modo de operar sobre estas matérias.
As Empresas, Autarquias e variadíssimos estabelecimentos que se têm associado, vão cada vez mais vendo os resultados obtidos para além da credibilização destas organizações que se associam, materializando a sua vertente em resultados concretos, aumentando a quantidade de resíduos retomados, que contribuem para atingir as metas de reciclagem do país.

Em Portugal, fazem parte da Marca 100R eventos como o Rock in Rio, o Centro de Exposições EXPONOR, o Estádio do Dragão (o mais sustentável do país), o Grupo TIVOLI, o Centro de Congressos do Estoril, entre muitas outras entidades.

Da Implementação no nosso concelho… (a falta de diálogo entre o Partido Socialista (PS) de Loures e Odivelas

É caso para dizer que a Marca 100R da Sociedade Ponto Verde se revelaria um produto de enorme importância para Odivelas. Os benefícios que daí adviriam ao nível ambiental, através da separação dos resíduos sólidos na maioria dos equipamentos/estabelecimentos que proliferam na área do concelho, através da garantia “ponto verde”, seriam uma enorme valia ecológica para Odivelas e sobretudo para o país. Certamente que o custo que acarretam algumas das infraestruturas para pôr um plano destes em prática se revelariam pesadas para uma Autarquia como a Câmara Municipal de Odivelas. Não obstante os custos que daí adviriam, a Marca 100R teria exequibilidade prática em Odivelas, tivéssemos nós Serviços Municipalizados no concelho! É triste tomar noção e consciência do desentendimento e desarticulação constante entre o Partido Socialista (PS) de Odivelas e Loures. Até quando continuaremos a ser “abastecidos”, semana sim semana não, por serviços pelos quais pagamos e que não nos dão resposta às exigências ambientais que temos?
Até o PS se entender, continuará a ser assim

Contentores do Lixo, junto à Escola EB 2+3 Avelar Brotero

Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget