Halloween Costume ideas 2015

JSD ODIVELAS apresentou declaração politica defendendo a solidariedade inter-geracional

Na passada quinta-feira, dia 8 de Novembro, a JSD Odivelas apresentou uma declaração politica na sessão da Assembleia Municipal que a seguir se transcreve.
A declaração foi feita pelo companheiro e Presidente da Mesa do Plenário da JSD Odivelas, Paulo Pinheiro:

DECLARAÇÃO POLÍTICA
Concretizar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações

São inegáveis as dificuldades que os portugueses hoje atravessam, dificuldades estas principalmente causadas por erros passados contrários ao princípio da solidariedade colectiva, de falta de visão comunitária e de Bem-Comum. Hipotecaram-se as actuais gerações e as futuras, devido a opções que colocaram à frente o imediato em vez do duradouro, os interesses de pouco à frente dos interesses de todos.
Os direitos adquiridos de uns, que tanto custaram alcançar, travam hoje os direitos básicos de outros. Tem-se vivido acima das possibilidades e, com isso, lançou-se para o presente e para o futuro um legado pesado de um crédito para que alguém pudesse ter tido benefício no passado.

A falta de responsabilidade no contínuo endividamento individual e colectivo, a falta de sentido de Estado e de Democracia, a falta de estratégia nacional e a supervalorização do individualismo, tudo isto causa do decrescente sentido de solidariedade, trouxe-nos à actual difícil realidade.

Por isso, cada vez mais se reclama a necessidade de uma visão e de uma postura social e política baseada no princípio da Solidariedade Inter-Geracional.

Solidariedade Inter-Geracional consiste num conceito que reclama um novo paradigma social, baseado na responsabilidade na decisão, num quadro de motivação ética, que vise o conforto e o equilíbrio social, com conhecimento e determinação.
Este é um paradigma que valoriza o melhor em cada um, que apela à iniciativa, que procura desenvolver o potencial humano, assente num quadro de bem-estar colectivo, unindo os portugueses pelas suas capacidades e não pelos seus lamentos.

Devemos harmonizar interesses e objectivos, com base numa matriz de cooperação intemporal, num pacto de hoje projectando a construção de um futuro mais próspero, mais consciente e mais solidário.

Apenas o compromisso entre gerações, visando um projecto comum, que considere interesses partilhados, decisão partilhada e responsável, poderá constituir um tecido decisor eficaz e completo, tendo em vista uma mudança efectiva para Portugal.

As novas gerações querem ser protagonistas de um presente e um futuro baseado neste princípio, e para tal, é importante que se demonstre essa vontade na prática. O princípio da solidariedade inter-geracional é um processo de permanente partilha, e como tal, tem sempre duas direcções: dos mais novos para os mais velhos e vice-versa.

No passado dia 1 de Outubro, Dia Internacional do Idoso, a JSD, sugeriu a criação de comissões de proteção de idosos, à semelhança do que já existe para crianças e jovens em risco, uma medida que não implica custos acrescidos.

Perante uma situação em que grande parte da violência doméstica que ocorre no país é da parte de mais novos para com idosos, de filhos para pais, é necessário que os Órgãos de Soberania tomem iniciativa no sentido de encontrar mecanismos que possam dar resposta a estas necessidades, às pessoas que vivem sozinhas, que têm dificuldades e que são maltratadas.

Tendo em conta que a nível municipal existem já comissões de proteção de crianças e jovens, é possível encontrar uma solução semelhante para salvaguardar os idosos, seja alargando as competências destas comissões também aos mais velhos ou criando uma estrutura paralela semelhante que desse resposta a estas necessidades.

Vivemos o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. Esta é uma oportunidade de o cumprir!

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget