Halloween Costume ideas 2015

JSD Odivelas recomenda potenciar Turismo em Odivelas: PS, CDU e CDS chumbam!

No passado dia 16 de Fevereiro de 2012, como tem vindo a ser seu apanágio, a JSD Odivelas voltou a apresentar uma recomendação ao executivo Camarário em sede de Assembleia Municipal.
A proposta, que transcrevemos abaixo, visava defender o património Odivelense, não só na sede do Concelho mas também em todas as restantes freguesias, de modo a que fosse conhecido a nível nacional e que todos os que visitem o Concelho entendam que Odivelas não é apenas um Concelho limitrofe de Lisboa, mas antes uma terra com história.

Recomendação

Odivelas, terra de turismo

Odivelas, por ser um concelho limítrofe com a capital do país, sofre do preconceito de ser um território profundamente urbanizado despido de história e património. De facto, não é assim!

Desde os vestígios de um tanque romano, aliado a um jardim riquíssimo em botânica e o marco geodésico na freguesia de Famões;

desde a Fonte Velha e Lavadouro, em Lugar d'Além, da Fonte dos Passarinhos e da Fonte das Fontainhas, passando pelo o Arco Maria Teresa e do Aqueduto das Águas Livres, na freguesia de Caneças;

desde o Mirante, o Posto de Comando do Regimento de Engenharia 1 e o Pinhal da Paiã, na freguesia da Pontinha;

desde a igreja matriz, o Parque das Rolas e do Chafariz d’El Rei, na freguesia da Póvoa de Santo Adrião;

desde o Moinho das Covas, o miradouro e o castro da Serra da Amoreira, com a respectiva estação arqueológica, na freguesia da Ramada;

desde o cruzeiro, símbolo da cidade, o monumento ao Senhor Roubado e o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, na freguesia de Odivelas,

não falta património no concelho de Odivelas, para ser conhecido, seja por turistas, seja mesmo por locais. Se não forem os próprios odivelenses a promoverem a sua história, o seu território, a sua cultura, o seu património, ninguém o fará.

Todavia, todo este espólio do nosso concelho é do desconhecimento da maioria, seja por desinteresse ou preconceito, seja por falta de promoção.

Em qualquer localidade dotada relevância turística – e Odivelas é uma dessas localidades - a presença de um centro ou posto de turismo é fundamental para se potenciar o valor natural, arquitectónico e humano desse mesmo território.

Hoje, Odivelas conta com um loja de turismo que promove um produto típico – a marmelada branca. Contudo, encontra-se localizada numa zona afastada do centro histórico da cidade de Odivelas, como do centro do concelho. Além do mais, o seu propósito é potenciar produtos locais.

Odivelas teve já em funcionamento um posto de turismo bem localizado – próximo do Cruzeiro de Odivelas -, num local central e na zona histórica.

É fundamental para que Odivelas se torne num local de atracção turística, que haja um centro ou posto de turismo onde dê a conhecer a riqueza histórica, natural e patrimonial do nosso concelho e onde promova roteiros para se conhecer essa mesma riqueza.

Considerando o acima exposto,
a Assembleia Municipal vem recomendar ao Executivo Municipal que averigue a possibilidade de revitalizar o posto de turismo próximo do Cruzeiro de Odivelas, de forma a promover o património histórico, natural e arquitectónico do concelho de Odivelas.


PSD, MPT e BE votaram a favor desta proposta tendo o PS, CDU e CDS votado contra, inviabilizando-a. Não houve abstenções.

Infelizmente muitos com responsabilidade no Concelho entendem que não se devem promover roteiros turísticos no Concelho, e provavelmente entenderão que Odivelas deverá continuar a ser considerado apenas um dormitório e uma "selva da pedra"!

Pela primeira vez desde o inicio deste mandato (Outubro de 2009) uma nossa recomendação foi chumbada. De realçar que já na anterior sessão da Assembleia Municipal, em Dezembro, constatámos que o Partido Socialista anda incomodado com as nossas propostas, tendo começado a votar contra as mesmas. Desta feita, revelaram-no tendo levado a reboque a CDU.

Desta vez, o PS argumentou que «já se tentou dinamizar mas não deu resultado». Será que os Odivelenses sabiam que o PS não é capaz de promover o património de Odivelas e, como tal, desistiu de o defender?

É bom que todos os Odivelenses saibam que se não formos nós a defender o nosso património, ninguém o fará! A Bancada do PSD quis defender e potenciar o património rico de Odivelas, de forma a atrair turismo, o que também beneficiaria a economia local. Não está tudo feito neste domínio, longe disso. Basta vontade!

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget