Halloween Costume ideas 2015

Segmento Cultural - Famões: Um bom sitio para descansar e reflectir!

Desanexada da Freguesia de Odivelas em 1989, a Freguesia de Famões é hoje um lugar pacífico de repouso e descanso dos Odivelenses cosmopolitas. Esta freguesia é conhecida por ter sido no passado uma freguesia de intensa actividade agrícola onde se semeavam cereais, oliveiras, ou se criavam os animais de quinta como as ovelhas, porcos, etc. Hoje Famões é uma freguesia carente de actividade agrícola habitacional esporádica com alguns espaços verdes e alguns monumentos patrimoniais de relevo ainda que em parte estejam degradados...

É o que acontece á fonte “mais visitada” de Famões. Esquecida com o tempo e passada despercebida aos residentes que de certo por lá passam todos os dias, esta fonte encontra-se localizada no limite nordeste da freguesia de Famões na estrada que liga a Encosta do Mourigo à estrada de Caneças e é hoje um local de repouso e descanso para muitos dos caminhantes que por ali passam.

Esta fonte é uma fonte de características medievais e tradicionais onde ainda hoje persiste o mistério da autoria da sua construção. Rodeada por uma paisagem única e verdejante, quem lá se senta poderá vislumbrar a fronteira divisória entre freguesias (Ramada e Famões). Para os mais românticos, sugerimos um namoro nos dias de primavera ao por do sol, abrigados pelos longos braços do chorão que ali se encontra. Garanto que será um encontro verdadeiramente romântico e inesquecível!

“(...)

Oh, que famintos beijos na floresta!
E que mimoso choro que soava!
Que afagos tão suaves! Que ira honesta,
Que em risinhos alegres se tornava!
O que mais passam na manhã e na sesta,
Que Vénus com prazeres inflamava,
Melhor é experimentá-lo que julgá-lo,
Mas julgue-o quem não pode experimentá-lo. “

de Luís de Camões
in “Os Lusíadas” Canto IX, 79-83
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget