Halloween Costume ideas 2015

Visita à freguesia de Odivelas


No passado dia 21 de Janeiro, a JSD Odivelas realizou uma visita à freguesia de Odivelas, no âmbito do seu projecto Roteiro de Proximidade, projecto este de proximidade autárquica destinado aos jovens autarcas e militantes social-democratas. Depois de já se ter visitado as restantes seis freguesias do concelho, foi a vez de se conhecer as forças vivas e locais de interesse cultural da freguesia de Odivelas.

Numa visita em que fomos brindados pela presença do Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Vítor Machado, nada melhor que começar a mesma conhecendo as instalações da sede da Autarquia que, com os seus funcionários e membros do Executivo, (mais de 200 trabalhadores no total), todos os dias labora em prol dos seus fregueses.


Ainda bem cedo dirigimo-nos às instalações do Lar de Odivelas da Santa Casa da Misericórdia, onde fomos amavelmente recebidos pela Dra. Noémia, a mais recente directora do lar. A IPSS supracitada é mesmo o único lar da freguesia e um dos poucos no Concelho, tornando-se muito solicitado pela população. Tendo já a sua lotação completa, cerca de 70 idosos, é inevitável a existência de uma lista de espera que vai sendo gerida de acordo com as condições familiares, estado de saúde e necessidades afectas aos idosos. Como o lar funciona num antigo prédio de 5 andares, torna-se difícil a mobilidade tanto dos utentes como dos funcionários. No entanto, a existência de um elevador tenta colmatar esta dificuldade, facilitando o acesso, principalmente dos idosos a outros espaços que não só o seu quarto.


Posteriormente, a JSD Odivelas visitou o comércio da Feira da Arroja e do Mercado de Odivelas, vendo as condições dos locais em que os mesmos estão instalados. No caso da Feira da Arroja as principais necessidades são a instalação de cabines sanitárias, colocação de um ponto de água e novas condições para o piso. Situações que não estão esquecidas pela Junta de Freguesia de Odivelas, que tem tentado enveredar todos os esforços junto da Câmara Municipal de Odivelas para solucionar estas necessidades dos comerciantes e dos compradores. Relativamente ao Mercado, uma caixa ATM faria toda a diferença.

De seguida deslocámo-nos à sede de um clube verdadeiramente histórico: o Clube Recreativo Espírito Santo, também conhecido como AJAX.

Esta colectividade recreativa foi fundada em 1969 e conta actualmente com aproximadamente 300 sócios efectivos. Fomos recebidos pelos seus dirigentes que nos relataram a pouca importância que se dá hoje ao tecido associativo, ou não fosse visível a falta de contacto que o clube tem hoje junto das crianças e dos Jovens, fruto da procura que existe em clubes fora da área do concelho. A maioria das modalidades que o clube dinamizava, estão hoje inactivas como é o exemplo do Kick-Boxing por onde passaram grandes atletas. Actualmente a modalidade que subsiste é a dança do ventre que tem ainda procura suficiente para esta se manter em actividade. Ainda assim, a exploração do Bar e a Sede (espaço bastante apelativo) vão mantendo o clube com procura diária.

Seguindo o que estava planeado para o nosso roteiro, a JSD Odivelas visitou a Associação de Escoteiros de Portugal – Grupo 11, onde fomos muito bem recebidos pelo Chefe Carlos Reis. O Grupo foi fundado em 1979 e conta actualmente com cerca de 85 escoteiros activos (dos quais 30 são adultos). Tivemos a oportunidade de visitar as suas instalações, onde habitualmente guardam as suas fardas e equipamento para as iniciativas. Aprendemos ainda um pouco da história desta Associação e principais valores transmitidos e incutidos.


O património cultural e histórico faz parte daquilo que somos, como tal, não poderíamos deixar de visitar um marco histórico da freguesia de Odivelas: o Monumento do Senhor Roubado. Tivemos a grande honra de contar com a presença da Dra. Máxima Vaz, que em muito enriqueceu os nossos conhecimentos contando-nos a história que deu origem ao local hoje chamado de Senhor Roubado.

Indo já longa a visita e necessitando de um reforço de energia para a última actividade deste dia, juntámo-nos num almoço que contou com a presença, para além dos membros da JSD e de Vítor Machado, dos representantes do PSD nas restantes freguesias que nos têm acompanhado ao longo destes Roteiros de Proximidade: João Pedro Silva, da Ramada; Hermínia Azenha, de Famões; Rui Teixeira, da Pontinha, Domingos Cabaço, Maria João Nascimento e Bruno Correia, da Póvoa de Santo Adrião, bem como a Presidente do PSD Odivelas, Sandra Pereira.

Não esquecendo o meio ambiente, terminámos esta visita à freguesia de Odivelas com a plantação de 7 pinheiros (representando cada uma das freguesias visitadas), na Praceta Natália Correia.


Hoje, a JSD conhece a realidade do seu Concelho. Visitámos cada uma das sete, interagimos com as suas forças vivas, os seus locais de interesse público, as suas zonas de cariz histórico-cultural e contactámos com centenas de pessoas na rua! As nossas responsabilidades políticas e autárquicas dão-nos o direito, mas também o dever de contactar diariamente com a realidade do concelho SEMPRE! E não apenas nos anos eleitorais!

Reforçamos duas certezas:
- O Projecto Roteiro de Proximidade não termina aqui. O sentimento é precisamente o oposto: Dar um alerta e uma chamada de atenção que demonstra que é possível fazer mais e melhor na Política. Que seja o início de um ciclo que fique marcado pela diferença!
- Nós temos cada vez mais orgulho em ser de Odivelas! Não somos um mero concelho limítrofe de Lisboa, um dormitório da metrópole, um território sem história. Temos património milenar, marcas de presença de reis e rainhas, gente com qualidade e competência, pessoas que querem e intervém para uma sociedade melhor, uma população jovem com garra e paixão.

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget