Halloween Costume ideas 2015

O Interior também é Portugal!


Durante o fim-de-semana de 29 e 30 de Outubro a Juventude Social Democrata reuniu-se para a realização do 2º Congresso da Interioridade. Cerca de 120 jovens de todos os cantos do país apontaram os problemas e apresentaram soluções! A JSD Odivelas teve o privilégio de contar com a presença do Presidente da Concelhia, Paulo Pinheiro e o companheiro David Castro.

A iniciativa decorreu em Cinfães no distrito de Viseu, após a primeira edição ter sido na Guarda em 2009, tendo abordado temas de elevada importância com a organização de três grupos de trabalho, Educação, Emprego e Empreendedorismo e Reforma Administrativa e Coesão Territorial. Ao longo do Congresso tivemos o prazer de contar com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Eng. Paulo Júlio, do Deputado Pedro Saraiva e do Secretário-Geral do PSD, Deputado José Matos Rosa.
A presença de jovens militantes de diferentes zonas do país permitiu-nos chegar a soluções que poderão vir a ter grande impacto na nossa sociedade, tais como:

Educação

  • Reorganização da rede de Ensino Superior - especializando apenas numa área cada pólo de ensino já existentes no interior, desenvolvendo, assim, a qualidade do ensino.
  • Criar equivalência de descontos ou eventuais isenções nas SCUTS semelhantes às dos residentes para os estudantes universitários que se deslocam para as Instituições de Ensino no Interior.
  • Valorização do ensino e das escolas profissionais, adaptando-as à realidade das necessidades locais;

Emprego e Empreendedorismo

  • Cultura de empreendedorismo nas escolas - é necessário dar-se ferramentas, competências e capacidade analítica para empreender logo a partir do ensino básico e secundário;
  • Logo de base - os manuais escolares valorizem todas as profissões, não privilegiando umas por outras; acabar com o estigma de algumas profissões que hoje escasseiam e que podem ser rentáveis e úteis para os jovens em termos de perspectivas futuras de empregabilidade;
  • Incubadoras de empresas de base local - aproveitar o QREN para apoiar as autarquias a reutilizar edifícios desocupados para criar centros de serviços partilhados, potenciando e facilitando a criação de empresas nos concelhos de baixa densidade populacional;

Reforma Administrativa e Coesão Territorial

  • Aposta forte na intermunicipalidade, valorizando projectos que abranjam mais do que uma autarquia;
  • Promoção conjunta de produtos endógenos;
  • Portugal sendo o paísmais centralista da Europa, há também necessidade de desenvolver a descentralização.

A JSD, mais uma vez, dá o exemplo na extrema necessidade de mudar a estrutura do nosso país para termos a capacidade de corresponder a conjunturas menos favoráveis, a capacidade da mesma é fruto do trabalho constante de jovens quadros de diferentes áreas geográficas que não aceitam o fracasso e reconhecem que só o trabalho em equipa resulta. No encerramento do Congresso, o Presidente da JSD, Duarte Marques, voltou a frisar a importância de responsabilizar os responsáveis políticos que no passado hipotecaram o futuro de tantas gerações, não esquecendo a importância das reformas propostas para combater a desertificação e alcançar uma melhoria da qualidade de vida há muito desejada pelas populações do interior do país.

Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget