Halloween Costume ideas 2015

Câmara Municipal de Odivelas implementa ideia da JSD

A JSD Odivelas tomou conhecimento, através de uma notícia publicada recentemente no site da Câmara Municipal de Odivelas, que a «Biblioteca Municipal D. Dinis, associou-se à comunidade “Bookcrossing”».

Pode ler-se na notícia publicada que «a ideia consiste em ler um livro e depois de se registar em www.bookcrossing.com, poder “libertá-lo” apenas com um aviso na página da internet, revelando o lugar e a data onde o livro irá ser deixado. Desta forma, poderá tornar-se possível acompanhar o trajecto de cada publicação e ficar a saber quem leu a obra, onde a encontrou e o que achou.»

A JSD Odivelas, através da bancada do PSD da Assembleia Municipal de Odivelas, apresentou uma proposta de Recomendação ao Executivo Camarário, na reunião deste órgão no dia 27 de Maio de 2010, sobre exactamente esta ideia – BOOKCROSSING, Cruzamento de livros para combater a falta de hábitos de leitura.

Curiosamente com abstenção da bancada do PS, a Recomendação foi aprovada pela Assembleia Municipal, documento este que veiculava o seguinte:

Assenta na ideia de lê, leva e larga, ou seja pega-se no livro que está disponível, lê-se e deixa-se no mesmo sítio, seja num café, numa loja, num serviço de atendimento ou num banco de jardim para que outros o possam levar, ler e largar outra vez e assim sucessivamente.

Tudo isto, de forma totalmente gratuita para os munícipes, tendo cada um dos livros um número único de registo, sendo criado um site Municipal de livre consulta, onde quem encontre determinado livro possa consultar de onde ele veio originariamente e bem assim o devolver num ponto de recolha mais perto de si.

Os pontos de recolha/deposição dos livros deverão localizar-se em edifícios públicos espalhados pelo Concelho, seja nas instalações das juntas de freguesia, da Câmara Municipal, Municipália e/ou outros.

Nesses pontos de recolha/deposição, os Munícipes não só poderão recolher e devolver os livros já cadastrados pelos Serviços Municipais, como podem depositar livros que já não queiram e que assim possam doar a esta ideia e ao Município, que através dos Serviços de Apoio deverão atribuir um novo número de registo de cada livro doado e inseri-los imediatamente na circulação.

Congratulamos a decisão do Executivo Municipal em levar em diante esta ideia proposta pela JSD Odivelas e posteriormente recomendada pela Assembleia Municipal, com o nobre intuíto de combater a falta de hábitos de leitura dos munícipes odivelenses, podendo ser um exemplo a seguir pelas restantes autarquias.

É assim reconhecido o valor desta ideia proposta pela JSD Odivelas, primeiramente pela Assembleia Municipal de Odivelas e posteriormente (nove meses depois) pela Câmara Municipal de Odivelas.

Esperamos que seja o início da concretização de várias ideias igualmente válidas apresentadas pela JSD nos vários órgãos autárquicos do concelho de Odivelas.

A JSD Odivelas, em estreita colaboração com o PSD, continuará o seu trabalho autárquico e político da mesma forma responsável, atenta, incessante, crítica e operante, em nome dos odivelenses, em especial das gerações mais jovens!

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget