Halloween Costume ideas 2015

Bolsas de estudo…tudo na mesma!

Após quase 18 anos a estudar no ensino público (leia-se desde o 1º ano do ensino básico até ao último ano de um curso de licenciatura), olho para trás e vejo que as mudanças foram poucas ou mesmo nulas, no que diz respeito à acção social.

Quantos de vocês necessitam realmente de bolsa de estudos? Quantos de vocês a recebem? E quantos de vocês a recebem sem necessitarem da mesma?

Pois, é esta a diferença: a dos que realmente necessitam, porque é essa bolsa que os ajuda no pagamento das propinas e material escolar, e a dos que não necessitam, pois essa bolsa é utilizada em futilidades de quem não tem dificuldades financeiras.

Surge a observação de que se há pessoas que não precisam, então é lógico que o estado não lhes conceda essa mesma bolsa de estudo. Ora então desenganem-se!

Quantos de vocês têm colegas cujos pais trabalham por conta própria e, embora ganhem o suficiente para terem uma vida estável e darem-se ainda a alguns luxos, declaram apenas o ordenado mínimo?
Quantos de vocês têm colegas de pais divorciados, que vivem com o pai/mãe e o padrasto/madrasta, sendo que os mesmos fazem o IRS em separado pois só vivem em união de facto? E esta situação também se observa em caso de falecimento de um dos pais, sendo que o que está vivo, por vezes, já refez a sua vida, mas, mais uma vez, apenas em união de facto.

E quantos de vocês, injustamente, já perderam a bolsa de estudos porque, devido à crise financeira que o país atravessa, tiveram de conciliar um emprego com o vosso curso, para que, por vezes, uns míseros 250€ vos ajudem a pagar as propinas, material escolar e transportes?

Há alguns meses, salvo erro em Setembro de 2010, fiquei com um pouco de esperança quando, ao assistir ao telejornal de um determinado canal, soube que iam mudar algumas regras na atribuição de bolsas de estudo, já que se teria em conta o património do agregado familiar, bem como o número de pessoas residente numa determinada casa, entre outros factores. Pensei eu, na minha ingenuidade, que seria desta que iriam diminuir, ou mesmo desaparecer, as injustiças que desde cedo observava.

No entanto, passaram-se quatro meses e as Bolsas de Acção Social Escolar por parte do Estado continuavam sem ser pagas, como, alias, foi denunciado pela JSD no início do mês do Janeiro: “com o primeiro semestre do ensino superior a chegar ao fim, a situação que deveria ter sido regularizada em Setembro continua por resolver e os jovens estudantes portugueses encontram-se em sérias dificuldades económicas e de sobrevivências.” Num país cujo ambiente é de recensão económica, as Bolsas de Estudos assumem um papel fundamental para milhares de estudantes, já que as suas despesas de habitação, alimentação, mobilidade e de frequência académica, não ficam a aguardar que as bolsas sejam recebidas.

Há cerca de uma semana (finalmente!), saíram os resultados das bolsas (ainda alguns estudantes ainda estejam à espera) e tive a confirmação de que, mais uma vez, este governo socialista fez “bluf”. Sinceramente, já devia estar habituada…

É triste ver que a bolsa continua a ser negada a pessoas que dela necessitam e que até já, anteriormente, tinham usufruído da mesma. É triste ver que as mesmas pessoas que usam a bolsa de estudos de estudos para viajar e comprar roupas o irão continuar a fazer. É triste ver que, apesar da publicidade feita, tudo não passou de areia que nos foi atirada para os olhos, já que continua a não haver uma fiscalização eficiente.

E mais triste ainda é ver que continua tudo na mesma passados tantos anos e que os estudantes que realmente necessitam viram as suas bolsas drasticamente reduzidas ou, em muitos casos, negado o acesso a este apoio!
Assim, confirma-se o que ainda á poucos dias afirmou o líder da JSD Nacional, Duarte Marques: “O governo quer doutores, mas só doutores com dinheiro”

Como a JSD não fica indiferente a esta situação lamentável, em conjunto com os Deputados do PSD da Comissão de Educação da AR, dirigiram algumas questões ao Governo, de forma a evitar que este passe ileso nesta situação que é da sua responsabilidade. Mas a verdade é que o Governo, nas pessoas do Primeiro-ministro José Sócrates e do Ministro Mariano Gago, continua a faltar à verdade quando afirma que não há estudantes a abandonar os estudos por razões económicas.

Para provar esta falta de verdade, a JSD já lançou uma plataforma digital que pretende que, anónima ou publicamente, os estudantes prestem o seu depoimento no caso de terem visto as suas bolsas diminuídas ou tenham deixado de estudar por razões económicas.
Se é esse o teu caso denuncia a tua situação através da plataforma:

http://www.fiqueisembolsa.com/

Não fiques indiferente e conta com o apoio da JSD!
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget