Halloween Costume ideas 2015

O Ambiente em Odivelas tem marca PSD! Entrevista do Dr. Carlos Bodião ao Odivelas TV!

Já foi no passado mês de Outubro de 2010 que o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr. Carlos Bodião, concedeu uma entrevista ao Odivelas TV sobre o seu trabalho, nomeadamente no mandato passado de 2005 a 2009.

Por questões de agenda do blog, apenas agora publicamos entrevista. No entanto, é de notar que esta entrevista continua bastante actual e de extrema importância!

Nesta entrevista, o Senhor Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Odivelas (CMO) começa por adiantar que o mandato 2009-2013 será historicamente um mandato difícil!

Muito pela situação económica do Concelho, que depende também da receita dos impostos nacionais, mas sobretudo porque o Concelho "se herdou em condições muito difíceis" (de Loures), afirmou o Dr. Carlos Bodião.

Assim, o Vereador explica que o actual território de Odivelas que antigamente (há quase 13 anos) pertencia a Loures tinha poucas infra-estruturas e pouco investimento o que obrigou, primeiro à Comissão Instaladora, e depois ao 1.º executivo Municipal, de intervir no sector do Ambiente como nunca se tinha feito, nomeadamente para limpeza e requalificação de linhas de água, desratizações, jardins e restantes zonas verdes!

O Dr. Carlos Bodião explica também nesta entrevista as dificuldades com a limpeza e requalificação das linhas de água do Concelho, nomeadamente da vala real na Póvoa de Santo Adrião e do rio da Costa em Odivelas, desmistificando algumas situações do interesse dos Munícipes, sem antes explicar que o nosso Concelho está inserido numa zona com muitas linhas de água e onde foram feitas muitas construções (feitas antes da criação do Concelho) o que explica muitas das dificuldades do trabalho autárquico nesta matéria.

Nesta entrevista, o Vereador dispôs-se a explicar as competências do departamento do Ambiente. O Dr. Carlos Bodião afirma que a função que desempenha é uma missão e que "estou cá para prestar contas", anunciando os gastos e intervenções do Departamento, explicando onde e como foram gastas as verbas disponíveis nos sucessivos Orçamentos Municipais!

O Vereador abordou a questão dos Serviços Municipalizados e os constrangimentos de os serviços que abrangem o Concelho continuarem sedeados em Loures e como tal, não existirem Serviços Municipalizados próprios em Odivelas! Neste âmbito, o Vereador dá o exemplo da localização e limpeza dos ecopontos, da competência dos SMAS mas que não dependem da tutela da Câmara Municipal de Odivelas e, como tal, não são decididos por quem é responsável em Odivelas.

Quanto à limpeza urbana do Concelho, o Vereador explica como os nossos comportamentos por muito inocentes que pareçam, contribuem para a propagação de pragas na cidade. E enquanto assim for, mais difícil é erradicar pragas como os ratos. Também refere os comportamentos errados das pessoas relativamente ao trabalho da limpeza urbana, dando vários exemplos de como os munícipes poderiam contribuir para que o trabalho do executivo fosse mais eficiente!

Ainda nesta entrevista, o Dr. Carlos Bodião explica a diferença entre o Médico Veterinário Municipal e o Gabinete Veterinário Municipal, explicando que a Direcção-Geral Veterinária tutela o primeiro e o segundo depende do apoio administrativo da Câmara Municipal de Odivelas. Aproveitando o tema, aborda também o canil/gatil recentemente inaugurado, bandeira do PSD de há muitos anos!

Sobre o futuro, o Vereador revelou que 2011 vai ser um ano de aposta da manutenção em lugar da construção de novos jardins! Consciente que "há um problema grave de finanças públicas, eu não vou propor a construção de nenhum jardim novo!"

Revelou que tem vários projectos em mente, mas que serão apresentados depois de discutidos com a Presidente de Câmara e apresentados em reunião de executivo Municipal. Apenas disse que não carecem de dinheiro Municipal, não onerando portanto os próximos Orçamentos!

Carlos Bodião rematou: "....o futuro é um desafio muito grande, porque os desafios para mim são fazer muita coisa sem grandes verbas! Com muito dinheiro toda a gente faz tudo, com pouco dinheiro só alguns é que fazem!"

aqui a entrevista na íntegra.

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget