Halloween Costume ideas 2015

Raif Badawi, o Charlie Saudita

Raif Badawi, o Charlie Saudita e blogger de 31 anos, que está preso desde 2012 por ofensas como cibercrime e desobediência à sua fé, é um liberal Saudita que foi condenado a uma sentença de 1000 chicotadas e 10 anos de prisão na sequência da criação de um blog, a rede liberal saudita, e que em princípio receberá mais 50 chicotadas esta sexta-feira, na sua cidade natal, em Jeddah.
O blog, entretanto encerrado, ridicularizava o Islão e abriu um fórum para debate político e social. Originalmente o governo Saudita queria acusar o blogger de apostasia (abandono da sua religião) por ter criado o website e não ter removido posts "ofensivos", o que resultaria em pena de prisão.
Apesar de alguns governos de países ocidentais já terem “pedido” que a pena fosse retirada, não têm havido sinais de nenhum tipo de acção diplomática determinada contra a Arábia Saudita.
Na última semana, devido aos atentados contra o jornal satírico Charlie Hebdo (em França), muito se tem falado acerca da defesa da liberdade de expressão, pelo que não podemos deixar de denunciar o caso de Raif Badawi!
A flagelação e outras formas de punição corporal, violam a proibição da tortura e outros maus-tratos. Ao continuar a distribuir este castigo desumano, as autoridades da Arábia Saudita estão a desrespeitar, de forma flagrante, os princípios básicos dos direitos humanos, não nos podendo nós esquecer que, na génese da sua aplicação, está um ato que atenta contra a liberdade de expressão.
Será que a Comunidade Internacional irá, finalmente, exercer algum tipo de acção diplomática determinadaque consiga dissuadir a família real Saudita, de perpetrar estes castigos bárbaros e de atentarem contra a liberdade de expressão?

Ou será que, a falta de liberdade de expressão e os castigos desumanos, poderão ser “silenciados” pelo petróleo?



Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget