Halloween Costume ideas 2015

Certificação, avaliação, selo e garante de qualidade

Apesar de não ser um tema novo, por esta altura voltou à baila a sugestão de criar a re-certificação de competências na classe médica, em moldes ainda a definir. Já existem certificações europeias entre especialidades, mas a sugestão que se discute na Ordem dos Médicos é muito bem-vinda. Os médicos serão chamados a provar regularmente que mantêm as técnicas actualizadas e presentes, e sabem aplicar o conhecimento leges artis.
A acontecer, não espero que existam muitas vozes dissonantes a esta proposta. Para além dos exames de faculdade, um médico é seriado no início da carreira, para a escolha da especialidade. O famoso “Harrison”. Depois, até ser especialista, é avaliado todos os anos, currícularmente e na maioria das vezes, também por exames que variam com a especialidade. Por fim, para ser especialista, o médico é avaliado por um comité de especialistas. Depois de ser especialista, e nos concursos para progressão de carreira, o médico terá sempre avaliação curricular. Por fim, o facto de um médico especialista receber um interno do qual é responsável, acaba por ser novamente avaliado mesmo que não formalmente, através do desempenho do interno. 
Mesmo correndo o perigo de ser chamado de classista, orgulho-me de pertencer a uma classe profissional que faz da avaliação o seu dia-a-dia, e não se esconde atrás de patamares de conhecimento adquiridos. Quem é competente não tem problemas em prová-lo. Em qualquer situação e altura. Oxalá que maioria das classes profissionais, especialmente as baseadas em ciências, tivessem a abertura de discutir formas de melhorar e constantemente estimular os seus profissionais a prestarem provas. Por outro lado, a competição saudável entre classes só melhora a competência dessa classe no geral. Pela qualidade da prestação dos serviços ao país.
Curiosamente, o recém eleito presidente da JSD, faz de uma das suas bandeiras, exactamente o contrário, a luta por abolir os exames às Ordens Profissionais. Baseado em quê ou com que objectivo? Puro facilitismo ou apelo à incompetência?
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget